sexta-feira, 6 de janeiro de 2023

 PRINCÍPIOS NORTEADORES PARA A ELABORAÇÃO DO PPP (*Escola Digna, p.27)

1 Princípios Norteadores (OLIVEIRA, 2005)

a) Autoridade

Centrada na competência profissional e não na pessoa; é necessária para assegurar o atendimento aos objetivos e metas buscados pela instituição;

b) Qualidade

Definida pelos usos e valores sociais atribuídos a ela; em educação, a qualidade garante a formação do indivíduo enquanto cidadão, sujeito da práxis social;

c) Participação

Necessidade da existência de ação coletiva para discussão e reflexão envolvendo todos na análise dos problemas escolares;

d) Autonomia

Ideia atrelada a ideia de democracia e cidadania e se visualiza na gestão da escola, nos seus aspectos organizacionais e na dimensão ético-profissional;

e) Democracia

Prevista pela LDB (art. 3º) deve ser a perspectiva principal de uma escola, seu ponto de partida e o de chegada em todo o processo educativo;

f) Igualdade

Possibilita a consciência para promoção de ação transformadora, capaz de minimizar a ocorrência de situações discriminatórias.

*Compilação de: MARANHÃO. SEDUC. Escola Digna. Gestão Escolar: Caderno de orientações pedagógicas. Disponível em: <http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/arquivos/File/educacao_quilombola/material_maranhao.pdf>. Acesso: jan.2023.

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