quarta-feira, 6 de dezembro de 2023

UMA VIAGEM AO TERRITÓRIO DA LEITURA

1) Escutar leituras literárias: É necessário inserir nas rotinas formativas o acercamento do(a) professor(a) a diferentes textos literários, através de escutas de leituras compartilhadas, pois a leitura se constrói socialmente, a partir da mediação de outros.

2) Degustar leituras literárias: É preciso conhecer para poder gostar e compreender que é necessário considerar o sentido não como algo a ser explicado e sim como algo a ser experimentado.

3) Relacionar texto-vida: É importante ressaltar que a identificação precisa ser acompanhada da abstração, da possibilidade de participar do jogo simbólico favorecido pela leitura de literatura.

4) Efetivar práticas de leitura literária: É essencial inserir na rotina a leitura por fruição como um efeito a ser experimentado de forma criativa, estética, imaginativa e fluidora.

5) Fazer da leitura um cerimonial: Deve haver um momento mágico para começar e terminar uma história, como se fosse uma celebração, o início e o fim de um rito, que deve ser ao mesmo tempo sagrado e lúdico, sonhador e prazeroso. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário