quarta-feira, 6 de dezembro de 2023

 ESTRATÉGIAS PARA TRAÇAR O PERFIL DA COMUNIDADE ESCOLAR (*Recorte de Textos)

1) Questionários: questões impressas para que os familiares preencham os dados que a escola considere relevante para a compreensão do seu contexto escolar. Podem ser, tanto dados cadastrais, como também relacionados à saúde, situação socioeconômica, preferências e desagrados do discente, expectativas dos pais quanto à escola, etc.

2) Entrevistas: as entrevistas proporcionam um contato mais próximo e informal entre a equipe escolar, o educando e seus familiares, permitindo que aquela conheça mais de perto a realidade do aluno e o seu contexto familiar. Talvez esta seja a estratégia mais difícil de traçar um diagnóstico da comunidade quando a escola é muito numerosa. Uma possibilidade é o próprio professor de uma turma fazer as entrevistas. Assim como no questionário, as questões devem privilegiar o que a escola necessita para traçar o perfil da sua comunidade.

3) Painéis de opinião: esta estratégia é interessante para que o gestor tenha respostas acerca de questões mais abrangentes da comunidade, como, por exemplo: expectativas em relação à escola, sugestões de melhorias diversas, identificação de problemas, entre outras. Estes painéis devem ser grandes e colocados em pontos de circulação dos pais para que estes possam escrever. Devem, ainda, ter uma caneta acoplada a eles. Neste procedimento, a opinião de quem escreve é anônima. Isto pode trazer alguns aspectos negativos, a se considerar, como a utilização de uma linguagem inadequada e a não totalidade de participação da comunidade em se manifestar sobre uma questão que requer um grupo significativo.

4)  Meios virtuais: os recursos tecnológicos modernos são um grande aliado para a gestão participativa. A escola pode utilizar blogs, sites e redes sociais como os aplicativos de mensagens para se comunicar com a escola e opinar sobre questões de interesse geral, quando solicitado.

*Compilação: MARANHÃO. Escola Digna – Pacto pela Aprendizagem – Orientações de organização do Ciclo Formativo Municipal. SEE. São Luís, 2023

Nenhum comentário:

Postar um comentário