sábado, 6 de janeiro de 2024

 IMPORTÂNCIA DO PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DENTRO DO PROCESSO ADMINISTRATIVO ESCOLAR (*)

Todo bom diretor deseja manter a qualidade do ensino da sua escola, acompanhar o desempenho dos professores, medira frequência dos alunos se a satisfação da comunidade escolar como um todo. Para isso, é preciso conhecer e entender o que é planejamento estratégico escolar e saber como executar um.

Primeiramente, é importante esclarecer as diferenças entre um plano e um planejamento. O plano é um modelo sistemático de operações, elaborado antes de realizar uma ação, que visa alcançar um objetivo. Já o planejamento trata da descrição detalhada de um plano. O planejamento estratégico é uma ferramenta que permite, portanto, gerir, planejar ações detalhada se executá-las de forma a alcançar objetivos e metas.

Nas escolas, esse planejamento possibilita uma análise da instituição sob vários aspectos. Dessa forma, é possível definir o rumo das ações que ocorrerão durante o ano, por meio de uma avaliação detalhada das mudanças que precisam ser feitas. Podemos citar quatro fases pelas quais o planejamento escolar deve passar: o planejamento, a execução, o controle e, por fim, a avaliação.

*Recorte de Textos de: Escola Digna – Pacto pela Aprendizagem – Caderno de orientações. Secretária de Estado da Educação. São Luís, 2023.

Nenhum comentário:

Postar um comentário