sábado, 6 de janeiro de 2024

 PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO, MÉTODO FOFA – FORÇAS/ OPORTUNIDADES / FRAQUEZAS / AMEAÇAS (*)

1 Introdução

O método de análise FOFA (Forças, Oportunidades, Fraquezas e Ameaças), do inglês, SWOT (Strengths, Weaknesses, Opportunities e Threats): é uma técnica utilizada para fazer análise de contexto (ou análise de ambiente), sendo usada como base para gestão e planejamento estratégico de uma empresa, mas podendo, devido a suas implicidade, ser utilizada para analisar o cenário escolar.

2 Estrutura do FOFA

 FOFA é uma ferramenta de planejamento que possibilita uma instituição analisar seu cenário a partir de suas forças e fraquezas (elementos internos) e oportunidades e ameaças (elementos externos).

a) Forças – Vantagens do contexto interno da empresa ou unidade analisada - Quais minhas melhores atividades/processos/recursos? Quais são os pontos de destaque da equipe que trabalha nessa unidade escolar? Quais são minhas habilidades e competências já desenvolvidas, e da equipe que trabalho?

b) Fraquezas – Desvantagens do contexto interno da empresa ou unidade analisada: Quais são as lacunas conceituais, atitudinais e procedimentais da equipe? Quais são os desafios internos à escola que precisamos superar?

c) Oportunidades – Aspectos favoráveis do contexto externo onde a empresa ou unidade analisada está inserida: O que a comunidade no perímetro escolar pode oferecer à escola como suporte? Quais são as lideranças comunitárias que temos e que podem nos auxiliar?

d) Ameaças – Aspectos desfavoráveis do contexto externo onde a empresa ou unidade analisada está inserida: O que pode chegar à escola que interfira no projeto político pedagógico? Quais fatores externos podem interferir em nossa proposta pedagógica?

3 Diagnóstico das atividades escolares

Uma das primeiras etapas da criação do planejamento deve ser avaliar as atividades que vêm sendo desenvolvidas na escola. É preciso compreender a realidade escolar para avaliar quais atividades combinam com o perfil da escola e quais ainda podem ser implementadas. Motive os professores a torná-las mais agradáveis, prazerosas, organizadas e participativas.

4 Informações sobre a realidade da escola

É preciso colocar no papel quais os pontos fortes e fracos da escola, afim de ter uma visão geral da realidade da instituição.

Analise pontos como infraestrutura, ausência e falta de capacitação de professores, situação dos laboratórios (se houver), acervo da biblioteca (sala de leitura), material didático, material de limpeza, merenda escolar, entre outros.

Priorize os setores que vão precisar de mais investimento e apoio de forma estratégica e não deixe de analisar se a estratégia pedagógica adotada na escola traz retorno e atende às necessidades da comunidade escolar.

* Recorte de Textos de: Escola Digna – Pacto pela Aprendizagem – Caderno de orientações. Secretária de Estado da Educação. São Luís, 2023.

Nenhum comentário:

Postar um comentário