sábado, 6 de janeiro de 2024

 ATIVIDADES E AÇÕES DE ROTINAS PARA O(A) GESTOR(A) ESCOLAR: ANUAIS E DEMANDAS (*)

1) Algumas atividades e ações Anuais

a) Planejar e organizar a Semana Pedagógica;

b) Definir a lotação docente com a Secretaria de Educação e o núcleo gestor. Para tanto, é importante considerar as habilidades, competências e desempenho do professor nas disciplinas, principalmente observando o ciclo da alfabetização;

c) Organizar, em articulação com o núcleo gestor, a enturmação dos estudantes de maneira criteriosa e ética;

d) Fazer a escolha dos livros didáticos, em conjunto com a coordenação pedagógica e professores, considerando as orientações da Secretaria de Educação;

e) Acompanhar a entrega e devolução dos livros didáticos;

f) Elaborar o calendário de eventos;

g) Rever o PPP com o núcleo gestor, analisando e construindo junto aos professores eventuais redefinições;

h) Acompanhar a aplicação das avaliações externas, sempre de acordo com as orientações da Secretaria de Educação;

i) Analisar os resultados da escola com professores e responsáveis;

j)  Definir com a comunidade escolar possíveis ações de melhoria;

k) Coordenar e supervisionar a realização do inventário anual do patrimônio;

l) Realizar balanço anual de três dimensões do trabalho desenvolvido: pedagógica, administrativa e financeira;

m) Realizar a prestação de contas junto à Secretaria de Educação e órgãos financiadores;

n) Convocar o conselho fiscal para verificar e aprovar a prestação de contas para envio aos órgãos competentes;

o) Participar do conselho de classe acompanhando os dados de aprovação, reprovação e abandono de estudantes, buscando sempre contribuir com estratégias para aprendizagem e permanência na escola;

p) Celebrar a conclusão do ano letivo de maneira festiva, destacando as conquistas ao longo da jornada e reconhecendo a contribuição de todos, bem como a importância de dar continuidade à missão de educar e transformar vidas.

2) Algumas atividades e ações de demanda

a) Providenciar e articular substituições de professores e/ou outros servidores junto a Secretaria de Educação;

b) Consultar, acompanhar e alterar o calendário escolar ajustando as necessidades não previstas, mas sem perder de vista a unicidade com a Secretaria de Educação;

c)  Providenciar as manutenções estruturais rotineiras e/ou articular as mesmas com a Secretaria de Educação;

d) Verificar saldos e pagamentos, analisando as possibilidade de aquisição de matérias para uso na escola, bem como a formação continuada, dentre outras possibilidades, tendo em vista o plano escolar anual e Projeto Político Pedagógico (PPP).

* Recorte de Textos de: Escola Digna – Pacto pela Aprendizagem – Caderno de orientações. Secretária de Estado da Educação. São Luís, 2023.

Nenhum comentário:

Postar um comentário