quarta-feira, 6 de dezembro de 2023

PLANO DE DESENVOLVIMENTO DA ESCOLA (PDE-E) – MEC: ORIENTAÇÕES E CRITÉRIOS PARA ANÁLISE DA EFICÁCIA E QUALIDADE ESCOLAR (*Recorte de Textos):

1) Ensino e aprendizagem: diz respeito à aquisição de conhecimentos e habilidades por parte dos alunos, proposta pedagógica, planejamento pedagógico, método pedagógico, estratégias de ensino, práticas educacionais, avaliação da aprendizagem e do material didático.

2) Clima escolar: está relacionado com as condições observáveis de liderança, compromisso, motivação, disciplina, segurança da comunidade escolar, isto é, a atmosfera geral da escola.

3) Pais e comunidade: envolve a participação dos pais e da comunidade em geral no desempenho da escola.

4) Gestão de pessoas: diz respeito à coordenação da equipe para que todos tenham um bom desempenho profissional.

5) Gestão de processos: está relacionada ao planejamento das ações da escola, bem como ao gerenciamento delas.

6) Infraestrutura: são as condições materiais de funcionamento (instalações e equipamentos) para que o ensino-aprendizagem ocorra de maneira adequada.

7) Resultado: está relacionado com tudo que indica o desempenho geral da escola, como: taxa de aprovação, reprovação, abandono e distorção idade/série; satisfação dos alunos, pais, colaboradores e da sociedade; indicadores de melhoria das práticas de gestão e cumprimento das metas estabelecidas.

*Compilação: MARANHÃO. Escola Digna – Pacto pela Aprendizagem – Orientações de organização do Ciclo Formativo Municipal. SEE. São Luís, 2023

Nenhum comentário:

Postar um comentário