sábado, 6 de abril de 2024

 COMPONENTES DO PLANO DE ENSINO – Masetto, 2007 (Recorte de textos: Compilação)

1) Identificação

Apontar suas características, discriminar a que disciplina ou atividade se refere, quais as condições básicas em que será realizado, para quantas turmas, quem é o professor responsável, carga horária, etc.

2) Objetivos

São metas estabelecidas ou resultados determinados. Indicam aquilo que um aluno deverá ser capaz de fazer através de seu desempenho em atividades de uma determinada escola, disciplina ou mesmo de uma aula. O estabelecimento de objetivos orienta o professor para selecionar o conteúdo, escolher as estratégias de ensino e elaborar o processo de avaliação.

3) Conteúdos

Trata-se de um conjunto de temas/assuntos que são estudados durante o curso em cada disciplina. Tais assuntos são selecionados a partir da definição dos objetivos.

Alguns critérios na seleção dos conteúdos, devem trazer assuntos: atuais e atualizados e despertem o interesse e a curiosidade do aluno e adequados à sua faixa etária; que se relacionem com a vida e a realidade do aluno; que permitem integrar conhecimentos de várias áreas, disciplinas, superar a fragmentação do saber; que apontem para o futuro e que permitam diferentes ângulos de análise ou interpretações.

4) Avaliação

A avaliação é entendida como o resultado de testes, provas, trabalhos ou pesquisas que são dadas ao aluno e aos quais se atribui uma nota ou conceito. Acompanha todo o processo de aprendizagem e não só um momento privilegiado.

É um instrumento de feedback contínuo para o educando e para todos os participantes. Deve se coloca como elemento integrador e motivador e não como uma situação frequentemente carregada de ameaça, pressão ou terror.

Acontece em todas as atividades com as informações do aluno, de seus colegas, do professor e da comunidade circundante. Abrange o desempenho do aluno, do professor e a adequação do programa.

5) Bibliografia

São os textos a partir dos quais os estudos serão realizados. Podem ser livros, revistas, jornais, poemas, romances, artigos, letras de música, peças teatrais, textos escritos por professores, alunos, etc.

Bibliografia básica: Se refere aos textos que serão estudados e utilizados em aula. Poderá ser um dos textos trabalhados como complementação com outros.

Bibliografia complementar: Amplia os horizontes do conhecimento permitindo um certo aprofundamento naquele tema ou tópico específico.

REFERÊNCIA

MASETTO, Marcos. Didática: a aula como centro. São Paulo: FTD, 2007.

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