sábado, 6 de abril de 2024

 PLANEJAMENTO: INSTRUMENTO DE AÇÃO EDUCATIVA – Masetto, 2007 (Recorte de textos: Compilação)

1) Planejamento em uma escola

A organização das ações da escola, da direção, dos professores, do conselho escolar, dos funcionários e dos alunos, buscando alcançar metas e objetivos educacionais bem definidos. Em vista das ações e objetivos bem definidos, a eficiência dos recursos e o acompanhamento através de uma avaliação continuada (feedback).

2) O ato de planejar

Consiste em uma atividade intencional que se busca determinar fins, que torna presentes e explícitos nossos valores, crenças; como vemos o homem; o que pensamos da educação, do mundo, da sociedade. Por isso, é um ato político-ideológico. É definir a filosofia de educação que orientará a atividade educativa.

3) Planejamento: instrumento de aprendizagem

É um instrumento útil de trabalho para professores e alunos. Existe para resolver (e não criar) problemas. Serve de roteiro para as ações do professor e dos alunos em aula e, como tal, acompanha a execução diária do que foi combinado. Adequar atividades ao tempo disponível, selecionar conteúdos, técnicas e estratégias e avaliar conforme os objetivos definidos e dentro dos limites existentes.

4) Plano de ensino-aprendizagem

Denominado também plano de curso ou plano de unidades didáticas, é um roteiro organizado das unidades didáticas para um ano ou semestre. Trata-se de um documento elaborado para cada uma das disciplinas que compõem o currículo escolar, no qual deve prever a organização sequencial da ação do professor em vista da aprendizagem do aluno e do cumprimento do Projeto Político Pedagógico e da Proposta Pedagógica.

REFERÊNCIA

MASETTO, Marcos. Didática: a aula como centro. São Paulo: FTD, 2007.

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