sábado, 6 de abril de 2024

 PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA: PAPEL DA ESCOLA (Recorte de textos: Compilação)

A escola é concebida como mediação entre o individual e o social, capaz de exercer a articulação entre a transmissão dos conteúdos e a assimilação ativa por parte de um aluno concreto, isto é, inserido num contexto de relações sociais.

Tem como um dos principais papéis, garantir a aprendizagem dos conteúdos que permitam aos alunos compreender e participar da sociedade de forma crítica., devendo buscar o desenvolvimento a partir do(a):

a) diálogo entre professores e alunos;

b) respeito ao desenvolvimento psicológico dos educandos;

c) superação da visão de senso comum;

d) incorporação do universo cultural acumulado historicamente pela humanidade.

e) socialização do saber que “permitam alcançar o saber elaborado”.

f) mediação entre o aluno e a realidade, ocupando-se com “a aquisição de conteúdos, a formação de habilidades hábitos e convicções”.

Nessa perspectiva, o “fazer que tem como resultado um produto material, no entanto, não se separa do trabalho ‘não-material’, que consiste na produção de ideias, conceitos, valores, ou seja, na produção do saber”.

Outro ponto importante, dentro desse contexto, temos: o de difundir os conteúdos concretos e indissociáveis das realidades sociais, no que se refere:

a) Conteúdos de ensino

Conteúdos culturais universais que se constituíram em domínios de conhecimento relativamente autônomos, incorporados pela humanidade, mas permanentemente reavaliados face às realidades sociais.

b) Métodos de ensino

Deve-se adotar métodos que favoreçam a correspondência dos conteúdos com os interesses dos alunos, de modo que estes possam reconhecer nos conteúdos o auxílio ao seu esforço de compreensão da realidade (prática social).

c) Relação professor e aluno

Parte-se do pressuposto de que o conhecimento resulta de trocas que se estabelecem na interação entre o meio (natural, social, cultural) e o sujeito, sendo o professor o mediador; relação consiste no provimento das condições em que professores e alunos possam colaborar para fazer progredir essas trocas.

REFERÊNCIAS

SAVIANI, Dermeval. Escola e Democracia. 40 ed. (comemorativa). Campinas: Autores Associados, 2008.

ARANHA, Maria Lúcia de Arruda. Filosofia da Educação. São Paulo: Moderna, 2006. 

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