sexta-feira, 6 de junho de 2014

“O ENIGMA DE KASPAR HAUSER”: UMA ANÁLISE FILOSÓFICA
Prof. Esp. Francisco das C. M. dos Santos
O filme “O enigma de Kaspar Hauser”, proporciona a realização de reflexões sobre o papel da linguagem no que diz respeito aos signos e significados, dentro do contexto das experiências e relações subjetivas (tendo em vista a situação inicial de isolamento social do personagem do filme: “Kaspar”). Ou seja, o desenvolvimento de conceito das coisas e da autocompreensão, pode ser, possivelmente, desenvolvida a partir com a linguagem e que é proporcionada pela reflexão de situações vivenciadas e relacionamento social.
No decorrer da trama, no filme “O enigma de Kaspar Hauser”, com o desenvolvimento da linguagem, Kaspar passa a compreender que o que interessavam das pessoas eram os enigmas em torno de sua história pessoal e não por sua pessoa em si. Assim, o desenvolvimento dessa compreensão deu-se juntamente com as experiências e o desenvolvimento da linguagem, onde ao adquirir a linguagem, o mesmo foi levado a desenvolver reflexões que o lavou a tentar compreender situações e acontecimentos sociais, dentre as quais: normas, tradições e rituais.
 No filme, percebe-se uma estreita relação entre língua, pensamento, conhecimento e a própria construção da realidade social, onde é identificada a construção de pensamentos reflexivos da realidade por meio dos diálogos entre Kaspar Hauser e seu protetor, e, que provavelmente não seria possível, pois o mesmo confundia sonhos e realidade. Assim, a ação do pensamento reflexivo, por meio da linguagem (juntamente com as relações) pode ajudar também a realização da diferenciação entre sonhos e realidade.
Dessa forma, pode-se observar que, para que haja a realizações de inferências dentro das relações sociais é necessário o desenvolvimento linguísticos, ou seja, a capacidade de perceber (e de conhecer) o mundo está intrinsecamente ligada à nossa capacidade de interação e do domínio da linguagem. Assim, para o conhecer do mundo, dentro de um pensar reflexivo, necessita-se do desenvolvimento e domínio uma linguagem.
Referência
O Enigma de Kasper Hauser. Nome original: Jeder Für Sich und Gott Gegen Alle. Diretor: Werner Herzog. Artistas principais: Bruno S., Walter Ladengast, Brigitte Mira, Michael Kroecher, Hans Musaeus, Willy. Pais de origem: Alemanha. Ano de lançamento: 1974. Duração: 109 min. Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=9bnug0gS2wQ. Acessado em maio de 2013.

Nenhum comentário:

Postar um comentário