sexta-feira, 6 de junho de 2014

REFLEXÕES FILOSÓFICAS SOBRE O FILME MATRIX
Prof. Esp. Francisco das C. M. dos Santos
Introdução
O filme “Matrix” apresenta temáticas filosóficas dentro de um contexto que envolve o controle da mente humana em um mundo de sonhos que é gerado por computador, dentre as quais pode-se destacar, a filosofia grega de Sócrates, que dentro de uma trama que é impulsionada por perguntas e pela busca de respostas (questões sobre a vida humana), tendo o desenvolvimento do pensamento crítico (característica da filosofia ocidental – surgida na Grécia Antiga, por volta do século VI a.C.) e Platão representada pelo pensamento ingênuo (característica da filosofia que tem como argumento o mito da caverna) caracterizado no filme, pelo mundo virtual em que vivem a humanidade (questões sobre sonhos e realidades).
Matrix e pensamentos filosóficos
O contexto filosófico do filme direciona questionamentos sobre o conhecimento de si mesmo, onde Morpheus (deus dos sonhos e filho de Hipno, na mitologia grega) leva Neo até Oráculo e ela lhe mostra a frase "conhece-te a ti mesmo". Destacamos aqui as ideias de Sócrates no que se refere à ou filosofia moral – ética – que trabalha questões relativas, dentre outras: à política, organização social, educação, comportamento, e, que pode ser ilustradas em suas três máximas: 1ª) Conhece-te a ti mesmo; 2ª) Só sei que nada sei; e, 3ª) A vida sem reflexão não vale a pena ser vivida.
No que se refere a Platão (principal discípulo de Sócrates) o filme aborda situações semelhantes às questões tratada no mito da caverna, no qual é observada na ficção pelo mundo virtual (representado aqui por Neo e seus companheiros, na fuga do mundo virtual). No caso de plantão, busca explicar suas ideias sobre filosofia, política e realidade a partir do mito da caverna, um grupo de prisioneiros confinado, no interior de uma caverna está de tal maneira que só conseguem olhar para frente e tudo que veem são sombras na parede e não a realidade fora da caverna.
Em Matrix, observa-se que os prisioneiros, representados pela humanidade, são os ignorantes (no sentido de não saber, não conhecer), que são prisioneiros das máquinas tiranas, que buscam impedi acesso ao conhecimento. Na trilogia, a humanidade é escravizada e “não consegue vencer a Inteligência Artificial”, e nesse contexto, Matrix, apresenta-se com significado, controle da mente no mundo virtual, que além de provocar ilusões busca desenvolver nos prisioneiros, vícios opostos à virtude, além de prazeres por meio de simulações neurais interativas.
Considerações
No filme, a missão do filósofo (representado por Neo) é o de se livrar do controle de Matrix e conhecer a verdadeira realidade (sair da caverna), voltar á Matrix e libertar os demais prisioneiros das aparências e escravidão ilusória provocada pelas simulações interativas neurais (voltar à caverna e liberta a humanidade). Assim, o fugitivo representa o filósofo (aquele que tem acesso à luz - ao conhecimento), onde Neo desconfia que esteja vivendo tal ilusão.
Referência
The Matrix (Matrix), Direção e roteiro: Andy Wachowski e Larry Wachowski, produção Joel Silver. Gênero: Ação, Ficção científica. 2h 16min. Distribuição: Warner Bros. EUA, 1999.

Nenhum comentário:

Postar um comentário