sexta-feira, 6 de junho de 2014

RECURSOS DIDÁTICOS NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM
Prof. Esp. Francisco das C. M. dos Santos
Introdução
O desenvolvimento dos recursos didáticos e tecnológicos é um avanço no que diz respeito ao processo de ensino-aprendizagem, no qual contribui para a formação e construção de conhecimento de maneira mais rápida e lúdica, e, torna o trabalho do educador bem mais dinâmico.
Diante dessas transformações que vêm acontecendo no meio educacional, os recursos didáticos e tecnológicos, tem como papel primordial, proporcionar troca e construção de saberes de forma a potencializar e contribuir no desenvolvimento das competências e habilidades de maneira que possa garantir a formação cidadã e atuante do aprendente.
Os recursos didáticos na ação pedagógica
Os recursos didáticos podem ser considerados como todo e qualquer recurso que promove o estímulo do aprendente no processo de ensino-aprendizagem, entre os quais: livro, jogos, TV e DVD, computador, software educativo e internet.
Dessa maneira, podemos observar que tudo que se encontra no ambiente (em casa, no trabalho, na própria escola, entre outros) onde ocorre o processo educacional pode se transformar em um recurso de didático, desde que utilizado de forma adequada, coerente e lúdica.
[...] A formação lúdica deve possibilitar ao futuro educador conhecer-se como pessoa, saber de suas possibilidades e limitações, desbloquear resistências a ter uma visão clara sobre a importância do jogo e do brinquedo para a vida da criança, do jovem e do adulto. (SANTOS, 1997, p. 14)
A formação do professor numa perspectiva lúdica significa repensar a sua história de vida e o seu contexto sócio-cultural. Após 1990 o lúdico vem sendo cada vez mais inserido nas escolas. O interesse pelo lúdico pode intensificar e tornar mais eficiente o trabalho pedagógico, e subsidiá-lo para uma realidade que lhe é imposta, com os paradigmas adotados pelas novas gerações. Não se trata aqui de explorar o lúdico apenas como lazer, mas sim como elemento enriquecedor que promova a aprendizagem.
É importante lembrar que os recursos didáticos são instrumentos integrantes e auxiliares em situações educacionais numa perspectiva lúdica, contribuindo para a apreensão e construção de conhecimentos, ou seja, são recursos didáticos pedagógicos empregados no processo de ensino-aprendizagem objetivando um melhor desempenho na prática docente.
Para um bom uso, no contexto escolar, desses recursos pelos profissionais da educação, precisa-se adaptá-los ao plano de ação docente, ou seja, acrescentar ao plano de ação docente a(s) mídia(s) ou recurso(s) disponível(is), sempre buscando explorar todas as possibilidades do material ou ferramentas de forma criativa.
Nessa perspectiva, os recursos didáticos e as tecnologias na escola não buscam somente garantir novas formas de se ministrar aulas, mas, principalmente garantir a integração nos processos curriculares educacional. Assim, os recursos e as novas tecnologias só terão sentido a partir de uma mudança da postura pedagógica do professor e com um repensar deste sobre sua própria prática educativa, com uma concepção de que existem outras maneiras de explorar e representar o mundo de maneira criativa e prazerosa.
Considerações Finais
A eficácia dos recursos didáticos que são utilizados na prática docente, ou seja, o alcance dos objetivos gerais e específicos (ou a maior parte do que se quer alcançar) dependerá da forma como esses mesmos recursos são utilizados, ou mesmo adaptados, dentro do que está proposto no plano de ação do professor (faixa etária, conteúdo, os próprios objetivos propostos, etc.).
Nesse contexto, para que o uso dos recursos se torne eficaz, é necessário que as instituições educacionais não só invistam na aquisição de tais recursos, mas também na instrução da utilização dos mesmos, e, proporcionar formação para os educadores para torná-los aptos, e assim contribua a partir do uso dessas ferramentas, junto com os alunos a construção de conhecimento e o aproveitamento desse mesmo para um crescimento e desenvolvimento de habilidades e competências úteis para o exercício da cidadania e da própria tecnologia.
Referências
FOUCAMBERT, J. A criança, o professor e a leitura. Porto Alegre: Artes Médicas, 1997.
HAITOR, Regina Célia Cazaux. Curso de Didática Geral. São Paulo: Ática, 2002.
PROGRAMA de Formação Continuada. Mídias na Educação. Disponível em: <http://www.eproinfo.mec.gov.br>. Acesso em: 26/mar/2010.
REGO, Teresa Cristina. Vygotsky: Uma Perspectiva Histórico-cultural da Educação. Petrópolis, RJ: Vozes, 1995.
SANTOS, Santa Marli P. dos. O Lúdico na Formação do Educador, 3 ed. Petrópolis: Vozes, 1999.

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