domingo, 6 de julho de 2014

UMA FORMAÇÃO MATEMÁTICA PARA COMPETÊNCIAS
Profa. Me. Leda Ferreira Cabral
Prof. Esp. Francisco das C. M. dos Santos
Ser matematicamente competente para enfrentar o mundo atual, exige muito mais do que simplesmente o que os alunos demonstram conhecer, e, a escola tem a função de ajudar as crianças a desenvolver as competências necessárias para viver dignamente, bem como, utilizar-se desse menos conhecimento para o seu crescimento.
Para se desenvolver as competências matemáticas essenciais a um cidadão, é necessário ter em mente que a aprendizagem não pode está baseada no conhecimento de regras e na memorização, mas sim na competência de reconstrução e utilização do conhecimento já adquirido.
E, é nesse sentido, que a noção de competências matemáticas está associada á conhecimentos e atitudes relativas à matemática prática, que de forma integrada, a criança deve desenvolver e ser capaz de usar.
Para desenvolver as competências matemáticas necessárias ao exercício da cidadania, é preciso explorar conhecimentos matemáticos presentes no cotidiano e em outras áreas de conhecimento; além de estimular diferentes tipos de cálculo, com o cálculo mental e aproximado e o uso da calculadora. Explorar atividades que permita desenvolver a leitura, a realidade e a escrita.
Dentro dessa perspectiva, para exercer a cidadania, é essencial que todas as pessoas tenham domínio da leitura e da escrita e do conhecimento matemático, a fim de compreender: o mundo, a natureza, sua sociedade e cultura, o sistema político, o uso das tecnologias, a beleza das artes e os valores morais e sociais em que se fundamenta a sociedade, dela participando de forma crítica.
Referências
BRASIL, Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: matemática. Brasília: MEC/ SEF, 1998.
DANTE, Luiz Roberto. Didática da resolução de problemas de matemática. São Paulo: Editora: Ática, 2000.
SCHLIEMANN, Analúcia Dias; Carraher, David Willian; Carraher; Terezinha Nunes. Na vida dez na escola zero. RJ: vozes, 1995. 

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