domingo, 6 de julho de 2014

TECNOLÓGICAS DE COMUNICAÇÃO E INFORMAÇÃO E A EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA
Prof. Esp. Francisco das C. M. dos Santos
O desenvolvimento das tecnológicas de comunicação e informação (TIC’s) surge como um novo centro de referência educacional objetivando preparar os educandos para uma nova forma de pensar e trabalhar com maior rapidez, renovando o processo de ensino aprendizagem dentro da perspectiva do saber ensinar em saber aprender.
As instituições que possuem cursos à distância fazem uso das TIC’s dentro de sua proposta pedagógica interativa, tais como: o uso de canais de comunicação (programas de rádio e TV), teleconferências, DVDs, publicações, multimídias, tutoria de orientação com uso da internet e plataforma EaD (ambientes de aprendizagem à distância, a exemplo temos o TELECUDC usado pela UFRGS e o AVA-Moodle utilizado pelo IFMA), fax ou telefone, de acordo com o tipo de conteúdo que é trabalhado e as competências que se objetiva serem desenvolvidas.
Nesse contexto, o desenvolvimento das TIC’s surge na educação pela necessidade de se romper fronteiras, com uma modernidade frente à forma pedagógica educacional utilizada, renovando o trabalho de acesso e difusão do conhecimento, propiciando ao educando, eficiência na construção de saberes, transformando a sala de aula num espaço de interação através de trocas de experiências com o uso das tecnologias.
Dessa forma, observa-se que a utilização das TIC’s contribui muito no processo de formação dentro dos cursos à distância, pela flexibilização proporcionada nas questões referentes ao gerenciamento de tempos e espaços, na interação e metodologias utilizadas, especialmente no campo das práticas docentes, resultando das inovações no ato de ensinar e aprender apoiada em tecnologias.
Referências
IFMA. <http://raposa.cefet-ma.br/moodle/login/index.php>. Acessado em junho de 2014.
TELEDUC-UFRGS. <http://teleduc.cinted.ufrgs.br/pagina_inicial/index.php?>. Acessado em maio de 2014.

UEMANET. <http://ava.nead.uema.br/moodle/course/view.php?id=69>. Acessado em junho de 2014.

Nenhum comentário:

Postar um comentário