domingo, 6 de julho de 2014

UMA REFLEXÃO SOBRE O USO DA RÁDIO NO AMBIENTE ESCOLAR
Prof. Esp. Francisco das C. dos Santos
A rádio é uma mídia que proporciona as diversas classes sociais, culturais, religiões e níveis intelectuais, o acesso às informações e entretenimento, e, por uma linguagem mais acessível ao seu publico, a escola deve utilizá-lo com estratégias de comunicação no processo de comunicação entre escola e aluno para facilitar a transmissão de conhecimentos no processo de ensino-aprendizagem.
Para que isso aconteça é necessária a criação de laboratório de comunicação o qual aluno poderá mostrar sua capacidade criativa, de trabalhar em equipe, a possibilidade de mostrar seu talento.
O uso da rádio no ambiente escolar pode auxiliar o processo de transmissão de conhecimentos e ampliar a possibilidade na melhoria da qualidade do processo de ensino-aprendizagem, bem como cria condições para que os agentes do processo educacional adquiram técnicas e experiências para melhoria na habilidade de comunicação e estimular a melhoria das condições de trabalhos dos profissionais envolvidos no processo de ensino-aprendizagem.
As etapas para implementação de um projeto com o uso da rádio no ambiente escolar consistem em estruturar a rádio (espaço e materiais); criar condições para treinamento e formação de equipes de comunicadores no meio escolar; estimular a produção de materiais de apoio pedagógico e elaboração de ações pedagógicas interdisciplinares.
As etapas de projetos de uso da rádio visam permiti a realização de produções que possam atender as necessidades internas e da comunidade escola seguem os passos a segui.
  • Estudo sobre a história do Rádio, sua importância como meio de comunicação, e seu funcionamento (como manejar os equipamentos, como gravar os programas, como eleger a melhor música, etc.)
  • Capacitação (professores e alunos-monitor);
  • Levantamento de necessidade de equipamentos – aparelhagem básica, colhendo orçamentos;
  • Aquisição de espaço e equipamentos;
  • Trabalhos em sala de aula com suporte de alunos capacitados que possa auxiliar o professor em atividades com rádio;
  • Organizar equipe de comunicadores;
  • Roteiro de desenvolvimento de programação e uso da rádio;
  • Encontros periódicos para avaliação;
  • Analisar o impacto e o alcance do Projeto com o fim de melhorar a cada programa.

Equipamentos básicos
  • Mesa de som de 4 canais;
  • Microfones;
  • Aparelho de CD;
  • CD’S de músicas;
  • Caixas de som;
  • Caixa amplificada;
  • Mesa;
  • Cadeiras;
  • Prateleira;
  • Computador.

Referências
Curso de formato e linguagem radiofônica. Disponível no site: <http://www2.metodista.br/unesco/regiocom99/forlinrad.htm>. Acessado em janeiro de 2014.
Projeto de ensino-aprendizagem e extensão do Curso de Comunicação da Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação da Universidade Estadual Paulista/UNESP-Bauru, SP. Disponível no site: <http://mundodigital.incubadora.fapesp.br/portal/radiovirtual/historia>. Acessado em janeiro de 2014.

<http://eproinfo.mec.gov.br/fra_def.php?sid=D99FB4F2E5182C649D07F383CE3595E0>. Acessado em fevereiro de 2010.

Nenhum comentário:

Postar um comentário