quarta-feira, 6 de agosto de 2014

INTENCIONALIDADE E CONSCIÊNCIA
Porf. Esp. Francisco das C. M. dos Santos
Os estudos referentes à intencionalidade e consciência têm como um dos principais representantes, Franz Brentano, que direciona seus estudos na busca de compreender e interpretar os fenômenos que se apresentam à percepção. E, dentro desse contexto as essências dos objetos são vistas como de certa maneira pelos atos intencionais da consciência e que toda consciência é consciência de alguma coisa.
Dentro dessa visão a principal característica do fenômeno mental é representada pela intencionalidade e que todo e qualquer fenômeno mental tem como principal característica a inexistência intencional (ou mental) de um objeto. Desse modo, todo evento mental acaba por inclui alguma coisa como objeto dentro de si mesmo, possuindo referência a um conteúdo e objetividade imanente relacionado à consciência.
Dessa forma, a intencionalidade torna-se uma propriedade de todo fenômeno psíquico, tornado-se a referência a um objeto e o direcionamento para o mesmo em vista da consciência. Assim, o fenômeno psíquico, do pensar, do querer, e do sentimento que envolve os sentidos, tem seu direcionamento a um objeto fora dele mesmo; e, o fenômeno físico (como as cores, os som, as dimensões e as forma) não apresenta tal propriedade.
Outro estudioso do campo fenomenológico é Edmund Husserl e John Searle, que tem em sua ideia, de que sendo a matéria um ato e uma relação direta com o objeto e seu, contudo, o chama de sentido de apreensão do objeto, onde a essência significativa é a própria essência intencional vivencial do ato que pode conferir significado a uma determinada expressão. Sendo tal relação definida pela vivência e objeto existente no meio em que o sujeito vive.
Nesse sentido, a consciência apresenta-se organizada dentro de três sentidos e que se relacionam com as representações sensoriais: conjunto de todas as vivências, a percepção interna das vivências psíquicas do ser consciente e vivência intencional. Assim, a intencionalidade está presente na consciência, sendo para esta uma significação, tendo por base a análise reflexiva do próprio ato de pensar enquanto manifesta a realidade e relação humana.
Assim, a subjetividade transcendental, é apresentada como a fonte dos sentidos, sendo ela a base constituidora do mundo e de si mesma. Dessa maneira, os sentidos quando relacionados às vivências do sujeito e objeto, apresentam-se como o mundo desse sujeito em sua totalidade e que se relaciona com as vivências psíquicas empiricamente, as próprias experiências dos os atos psíquicos ou vivências intencionais, sendo a intencionalidade a marca do mental.
Referência
LECLERC, André. Filosofia da Mente. Primeira Parte: O Domínio do Mental – Unidade 1.3: Intencionalidade e Consciência. UFC/CNPq. p. 23-32.

Nenhum comentário:

Postar um comentário