quarta-feira, 6 de agosto de 2014

SOFTWARE GEOGEBRA
Profa. Me. Leda Ferreira Cabral
Prof. Esp. Francisco das C. M. dos Santos
GeoGebra é um software de matemática dinâmica que reúne GEOmetria, álGEBRA e cálculo. É um software livre criado por Markus Hohenwarter. Foi objeto de sua tese de doutorado na Universidade de Salzburgo, Áustria em 2002 para ser utilizado em ambiente de sala de aula.
Possui todas as ferramentas tradicionais de um programa de geometria dinâmica: pontos, segmentos, retas e seções cônicas além da possibilidade de se trabalhar com equações e coordenadas, que podem ser inseridas diretamente.
Tem a vantagem didática de apresentar, ao mesmo tempo, duas representações diferentes de um mesmo objeto que interagem entre si: sua representação geométrica e sua representação algébrica.
Funciona semelhante a outros softwares como o Cabri Géometrè II ou o Geometer's Sketchpad.

O software está disponível no site: http://www.geogebra.org/cms ou http://www.geogebra.org/cms/pt_BR.
O emprego de novas tecnologias na educação, sobretudo, softwares educativos, utilizados como recurso didático, um instrumento de ensino, auxilia de modo expressivo as práticas escolares em qualquer nível de ensino.
É importante lembrar que o uso de programas não assegurará por si só a aprendizagem dos alunos, haja vista que os mesmos são ferramentas didáticas de ensino que podem e devem estar a serviço do processo de construção e assimilação do conhecimento dos alunos.
  • Interface do GEOGEBRA



Nenhum comentário:

Postar um comentário