quinta-feira, 6 de novembro de 2014

REFLEXÃO SOBRE A LETRA DA MÚSICA DE GABRIEL PENSADOR – “ESTUDO ERRADO”
Prof. Esp. Francisco das C. M. dos Santos
1) Quais implicações você pode observar ao ouvir e/ou ler a letra da música “Estudo Errado” ?
A letra da música do Gabriel Pensador, “Estudo Errado”,  objetiva a realização de reflexões sobre a prática do educador no seu cotidiano, em dois contextos distintos:
No primeiro contexto temos as reflexões sobre a postura acerca do método de ensino (que na maioria das vezes é tradicional – onde temos a aceitação passiva e o comodismo do aluno diante das informações repassadas, sem reflexões críticas, a memorizar os conteúdos transmitidos, obediência às normas estabelecidas, entre outras); a aprendizagem não-significativa, que pode ocorre, por ser às vezes, desconexa da realidade e sem uma contextualização; e, o repasse de conteúdos fragmentados, o que dificulta a interdisciplinaridade e a aprendizagem de forma mais coesa.
Já no segundo é instigada a reflexão sobre a necessidade de inovação dos conceitos e práticas educacionais, com práticas inovadoras e motivadoras, onde os educando e educadores venham a construí juntos o conhecimento. A partir de um assumir com responsabilidade e com mais seriedade, para contribui na formação das personalidades do educado, respeitando suas necessidades e interesses, com temas e conteúdos significativos, de forma contextualizada, com base na realidade na qual os educandos estão inseridos.
2) Por que é necessário estudar no mundo de hoje?
Dentro do processo educacional, ocorre no homem, o crescimento tanto pessoal como grupal, pelo qual o ser humano desenvolve conhecimento a respeito do mundo, dentro de uma relação intrínseca com a cultura do grupo social no qual está inserido, ou seja, o desenvolvimento de competência cognitiva, que está fortemente vinculado ao processo de aprendizagem e a prática social.
É através do estudo que o homem adquire e/ou constrói o conhecimento. E no mundo atual, globalizado e cheio de tecnologias, torna ainda mais necessária a busca: pela formação, pela qualificação, pela atualização dos acontecimentos e dos conhecimentos, propicia também, o acompanhamento das transformações do mundo, e que é imprescindíveis para o desenvolvimento do próprio homem.
3) O que se ensina, atualmente, nas escolas?
Nas escolas, os educadores, ao que parece, buscam na elaboração do currículo (na escolha dos conteúdos), se pauta em documentos entre os quais os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN’s), visando alcançar metas colocadas pelo próprio governo (nas diversas esferas: Municipal, Estadual e principalmente o Federal), a exemplo temos a Prova Brasil que ocorre a cada dois anos (desde 2005), que serve de parâmetro para calcular o IDEB (índice de Desenvolvimento da Educação Básica).
Os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN’s) propõe que os conteúdos trabalhados tenham sua organização dentro de uma abordagem interdisciplinaridade e contextualização.
Art. 27. Os conteúdos curriculares da educação básica observarão, ainda, as seguintes diretrizes:
I - a difusão de valores fundamentais ao interesse social, aos direitos e deveres dos cidadãos, de respeito ao bem comum e à ordem democrática;
II - consideração das condições de escolaridade dos alunos em cada estabelecimento;
III - orientação para o trabalho;
IV - promoção do desporto educacional e apoio às práticas desportivas não-formais.
(PCN’s, 1998)
Nesse contexto, observa-se que os PCN’s apresentam uma proposta de elaboração de um currículo articulado em torno de eixos temáticos que dê significado ao aprendizado do alunado, tendo em vista as competências e habilidades que se pretende desenvolver no mesmo.
Entretanto, na atualidade, o que se percebe, é que ainda há uma necessidade de se buscar a construção de um referencial curricular que possibilite uma melhor organização e/ou reorganização da prática docente, devendo ser o mesmo amplamente estudado e discutido por educadores tendo em vista as diversidades cotidianas dos educandos.
4) Qual o papel da educação no atual contexto da sociedade?
A educação, dentro de seu papel social, deve objetivar uma formação integral e integrada de cada indivíduo, visando uma formação crítica, para o pleno exercício cidadão, “capazes de reinventar o mundo numa direção ética e estética". (FREIRE, 1997, p. 35), ou seja, numa ação capaz de conduzir a formação do cidadão, bem uma ação prática do mesmo, a partir de questionamentos e ações reflexivas, dentro de uma autonomia que direcione para a inserção e ação social.
REFERÊNCIAS
FREIRE, Paulo. Políticas e educação: questões da nossa época. 5 ed. São Paulo: Cortez, 2001.
GENTILE, Paola. É assim que se aprende. Nova Escola, São Paulo, ano XX, nº. 179, pp. 52 – 57, jan./ fev. 2005.
HAITOR, Regina Célia Cazaux. Curso de Didática Geral. São Paulo: Ática, 2002.
REGO, Teresa Cristina. Vygotsky: Uma Perspectiva Histórico-cultural da Educação. Petrópolis, RJ: Vozes, 1995.
SCHLIEMANN, Analúcia Dias; Carraher, David William; Carraher; Terezinha Nunes. Na vida dez, na escola zero. 10 ed. São Paulo: Cortez, 1995.
Brasil, Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: introdução aos parâmetros curriculares nacionais / Secretaria de Educação Fundamental. – Brasília: MEC/SEF, 1998.

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