quinta-feira, 6 de novembro de 2014

TEORIA CRIACIONISTA: CRIAÇÃO, BONDADE DIVINA E A PRESENÇA DO MAL NO MUNDO
Prof. Esp. Francisco das C. M. dos Santos
De acordo com a teoria criacionista, o Homem foi criado à imagem e semelhança de Deus. E, sendo o mesmo, uma criação direta de Deus, surge como uma criação privilegiada e não mais como uma simples criatura (uma coisa entre as coisas diversas do cosmos), tendo apenas que fazer livremente a vontade de Deus para assim, ser posto acima de todas as outras criações.
[...] No princípio Deus criou o céu e a terra através de sua palavra e, assim, Deus falou e as coisas existiram e o homem também – ele é obra direta de Deus. [...] Deus cria livremente com um ato de vontade, e tudo o que Ele cria é bom e é um dom gratuito que Ele concede. [...] (PELELLA, 2010 p. 26).
O texto do Gênesis declara explicitamente: “Deus disse: Façamos o homem a nossa imagem” e mais adiante: “Então Deus modelou o homem com a argila do solo, insuflou em suas narinas um hálito de vida, e o homem se tornou um ser vivente”. (PELELLA, 2010 p. 27).
Por causa da sua origem e semelhança com Deus, o Homem apresenta-se com o dever de viver de modo a se esforçar para assemelhar-se a Ele, seguindo uma “lei à qual tudo está submetido: a moral, a natureza ou physis e o próprio Deus” (Fascículo, pág. 28). Entretanto a desobediência a Deus e aos seus mandamentos teria gerado o mal na Terra. Dessa forma, o mal nasce das ações do próprio Homem, por não agir conforme a proposta de seu criador.
O Deus da mensagem bíblica dá ao homem como contrapartida de sua aliança a sua lei como "mandamento". A obediência aos mandamentos produz a santidade; o pecado é a ofensa a Deus pela inobservância de seus mandamentos. Mas os homens cometeram um pecado de origem [...] (PELELLA, 2010 p. 27).
[..] ao mandamento de não comer do fruto da árvore do bem e do mal. A raiz deste pecado é a soberba que consiste em não querer aceitar nenhuma limitação no seu poder e ousar querer ser semelhante a Deus. Esta grave falta inicial que mancha toda a humanidade é punida com a expulsão do jardim da felicidade e tem como consequência o mal, a morte, a dor e o afastamento de Deus. (PELELLA, 2010 p.  29).
Deste modo, de acordo com o criacionismo, Deus criou tudo como ato de bondade, e tudo que foi criado por Ele é bom, no entanto a sua maior criação, o Homem, mostrou-se desobediente, cometendo o pecado de origem (a desobediência a não aceitação de limitações), mostrando-se soberbo, sendo esta a grave falta, e o início de todo o mal, de um mal provocado pelo próprio Homem e não pelo Criador (Deus).
REFERÊNCIA
PELELLA, Giovanni. História da Filosofia Medieval. São Luís: UemaNet, 2010. Fascículo disponível em: <http://ava.nead.uema.br/moodle/course/view.php?id=196>. Acessado em 09 de out. de 2014. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário