AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA
O que é?
O conceito de avaliação diagnóstica não recebe uma
definição uniforme de todos os especialistas. No entanto pode-se, de maneira
geral, entendê-la como uma ação avaliativa realizada no início de um processo
de aprendizagem, que tem a função de obter informações sobre os conhecimentos,
aptidões e competências dos estudantes com vista à organização dos processos de
ensino e aprendizagem de acordo com as situações identificadas.
Quais são seus objetivos?
Fundamentalmente identificar as características de
aprendizagem do aluno com a finalidade de escolher o tipo de trabalho mais
adequado a tais características. Ou seja, a avaliação diagnóstica coloca em
evidência os aspectos fortes e fracos de cada aluno, sendo capaz de precisar o
ponto adequado de entrada em uma seqüência da aprendizagem, o que permite a
partir daí determinar o modo de ensino mais adequado. Com esse tipo de
avaliação previne-se a detecção tardia das dificuldades de aprendizagem dos
alunos ao mesmo tempo em que se busca conhecer, principalmente, as aptidões, os
interesses e as capacidades e competências enquanto pré-requisitos para futuras
ações pedagógicas.
Quais as suas características?
Uma das mais importantes características da
avaliação diagnóstica é o seu aspecto preventivo, já que ao conhecer as
dificuldades dos alunos no início do processo educativo, é possível prever suas
reais necessidades e trabalhar em prol de seu atendimento. Uma outra
característica refere-se a possibilidade que a avaliação diagnóstica tem de
determinar as causas das dificuldades de aprendizagens persistentes em alguns
alunos.
Para que servem os seus resultados?
As informações obtidas podem auxiliar as redes de
ensino bem como as unidades escolares, a planejar intervenções iniciais, propondo
procedimentos que levem os alunos a atingir novos patamares de conhecimento. Ou
seja, seus resultados servem para explorar, identificar, adaptar e predizer
acerca das competências e aprendizagens dos alunos.
Fonte:
http://www.portalavaliacao.caedufjf.net/pagina-exemplo/tipos-de-avaliacao/avaliacao-diagnostica/
Nenhum comentário:
Postar um comentário