segunda-feira, 6 de abril de 2015

UMA REFLEXÃO SOBRE “PROBLEMA” NA PESQUISA CIENTÍFICA
                                                                   Prof. Esp. Francisco das C. M. dos Santos
Problema de pesquisa cientifica
Para se compreender melhor o que significa problema de ordem objetiva  ou de ordem subjetiva, dentro de uma pesquisa cientifica, é necessário primeiramente conceituar o que é um problema de pesquisa, ou seja, quais as suas características, o que é preciso levar em conta para considerar que um problema é um problema de pesquisa.
Um problema é de natureza científica quando envolve variáveis que podem ser observadas, examinadas, manipuladas, testada, que desperte interesse e curiosidade cujas informações parecem não serem suficientes para a solução. Dessa forma, significa que para realizar uma pesquisa é necessário, em primeiro lugar, verificar se o problema cogitado se enquadra na categoria de científico.
Problema de ordem subjetiva e um problema de ordem objetiva
Ordem subjetiva – relaciona-se mais para o mundo interno do ser humano, relacionado às emoções, sentimentos e pensamentos, e, que contribui para a construção do espaço relacional, ou seja, o espaço de relacionamento com o "outro".
Ordem objetiva – relaciona-se ao mundo externo à consciência, resultado de observação imparcial, independente das preferências individuais e que caracteriza a validade de um conhecimento ou de uma representação relativa a um objeto.
Considerações
Podemos observar que a pesquisa científica possui característica tanto subjetiva com também objetiva, que vem desde a escolha do tema à defesa do trabalho (existem fatores que envolvem o sentimento entre os quais: a afetividade e o limite das capacidades do pesquisador em relação ao tema pretendido que evidencia a subjetividade; levantamento, registro de documentos e organização que evidencia a objetividade no decorrer da produção).
Da mesma forma que a pesquisa científica, o problema científico, assume ora uma linha subjetiva, ora uma linha objetiva, isso porque todos os trabalhos realizados na linha científica possuem no seu desenvolvimento, o envolvimento de sentimentos e também resultados que o torna imparcial, no que se referem aos reais resultados ou mesmo proposta decorrentes desses resultados. E, nesse contexto observamos que tanto a objetividade como também a subjetividade é essencial tanto pesquisa científica como também na elaboração do problema e que ambos são importantes para o pesquisador, é claro que nos resultados devem ser priorizado a objetividade.
Referência
FRASSON, Antonio Carlos; JUNIOR, Constantino Ribeiro de Oliveira. Metodologia da Pesquisa Científica. Núcleo de Tecnologia e Educação Aberta. Distância Universidade Estadual de Ponta Grossa. Ponta Grossa – Paraná (PR): NUTEAD, 2010. São Luís: UEMANET 2010. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário