segunda-feira, 6 de abril de 2015

HERÁCLITO, PLATÃO E ARISTÓTELES (PONTOS REFLEXÕES 4)
                                                                   Prof. Esp. Francisco das C. M. dos Santos
1. Descreva as influências de Heráclito, Pitágoras e Sócrates no pensamento de Platão.
Heráclito – sua influencia é relacionada à concepção de que o mundo sensível está em eterno andamento, sendo que os agentes e pacientes se revezam ao infinito, onde cores e visões, odores e olfações, a rigor, são todas individuais e intransferíveis, de maneira que nada, nesse terreno (no meio em que ocorrem tais relações), resta uno em si, de modo que pudesse ser tema de um discurso universal.
Pitágoras – a influencia é pautada no o culto à matemática, de cujo ser exclusivo tira a convicção na imortalidade da alma e na teoria da reminiscência e do conhecimento. Outro ponto é a concepção relacionada à própria distinção entre sensível e puramente inteligível (como são os entes matemáticos), relacionada ao esquema para pensar o descontínuo, que também está na base de sua teoria e das ideias filosóficas.
Sócrates – Tem sua influencia relacionadas às universais morais, no sentido de que não apenas devem ser entes autônomos, como até os mais entes dentre os entes, dessa forma, a existência de um fator de distinção e hierarquização dos saberes e dos discursos, escapa ao relativismo e perspetivismo, logo, a filosofia tem um fim prático, moral, sendo uma grande ciência que resolve o problema da vida. Dessa forma, o fim prático realiza-se, no entanto, intelectualmente, através da especulação, do conhecimento da ciência e que o conhecimento empírico, sensível, chegar ao conhecimento intelectual, conceptual, universal e imutável.
2. Quais as principais críticas de Aristóteles a Platão?
Platão idealizava dois mundos existentes: o mundo concreto, aquele que é apreendido por nossos sentidos, que se encontra em constante transformação e o mundo abstrato, o das idéias, acessível somente pelo intelecto, estável e independente do tempo e do espaço material, já Aristóteles, ao contrário, defende a existência de um único mundo: este em que vivemos, e o que está além de nossa experiência sensível, não pode ser considerado como um mundo existente, ou seja, não é nada para nós. 
Nesse contexto, para Aristóteles, o que consistia era discursar cientificamente sobre as coisas concretas desse mundo sensível, e não apenas sobre certas essências inteligíveis que dele estariam fora, pois o real (concreto) não se realiza de qualquer maneira, mas de uma maneira determinada e sistemática, ou seja, significa que existe uma ordem natural, embora os seres dotados de percepção e inteligência, segundo as transformações de estado de seus corpos e suas almas, apreenderem-na de modo variável. Dessa maneira, os universais têm vivência ativa, mas não existem como indivíduos separados.
3. Como Aristóteles define matéria e forma, de um lado, e potência e ato, de outro? Por que a matéria e a potência são consideradas indeterminadas?
A matéria é um subjacente (hypokeímenon) inerte, ou seja, é aquela coisa que, por si, não é nem algo já determinado, nem uma quantidade nem qualquer outra das consignações do ser , é como material bruto, amórfico, inerte e receptivo, do qual as coisas naturais são compostas; e a forma, é o que determina cada coisa como isso ou como aquilo, é o que define o que o ser é.
Potência é a capacidade de uma coisa transformar-se em outra, em função de sua necessidade, ou até mesmo, devido sua impossibilidade de continuar sempre constante, ou seja, permanecer a ser o que é sem possibilidade de modificação, já o ato é a condição existência e do ser das coisas, assim, uma coisa é assim ou não. “[...] ou há uma árvore ou não há, ou a árvore é assim ou não é”. (RIBEIRO, 2008).
Tanto a matéria como a potência quando no limite da potencialidade e materialidade, propagam uma completa e absoluta indeterminação, pois pode originar qualquer coisa indistintamente, dessa forma, a matéria está entrelaçada com a potência, sendo que esta é operante e ativa de maneira a incitar a própria matéria e mantendo um caráter de atividade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário