sexta-feira, 6 de novembro de 2015

ATIVIDADE INICIAL 1 – CONSTRUINDO FIGURAS GEOMÉTRICAS (Atividade e solução)
1 Construa um triângulo ABE de acordo com as seguintes condições:
 = 48º; Ê = 32º; AE = 5
O que acontece quando você movimenta a figura? O que isso significa?
Os ângulos continuam fixos. O ponto de intersecção não se movimenta (pois depende dos outros pontos), como fixamos um segmento de 5 cm, o primeiro ponto (A) ele se movimenta no plano no entanto o ponto (E) você consegue girá-lo e a distância continua fixa (5cm).
Essa atividade poderia ser utilizada no desenvolvimento de qual(is) conteúdo(s) curricular(es)?
2 Construa um triângulo BEF sabendo que:
EF = 7; EB = 5; Ê = 47º
O que você pode observar quanto ao lado BF e aos ângulos B e F?
Observa-se que o lado BF é pouco maior que o menor lado (EB), levando-se em conta que o triângulo se aproxima de um triângulo retângulo, nota-se que os ângulos B e F são próximos a 90° e 45°, respectivamente.
3 Construa um quadrilátero com as seguintes medidas de ângulos:
A = 100º ; B = 70º ;  C = 80º ;  D = 110º
Movimente o quadrilátero. O que aconteceu com suas medidas de ângulo?
Como fixamos os valores dos ângulos, mas não fixamos valores para as arestas, ao movimentar o quadrilátero a partir de qualquer vértice o que acontece é uma redução/ampliação das medidas das arestas, obtendo no final de cada movimento um novo quadrilátero proporcional ao anterior de mesmos ângulos, porém arestas com diferentes valores.
A maior parte das atividades desse material são fruto de pesquisas e estudos do GPIMEM - Grupo de Pesquisa em Informática, outras Mídias e Educação Matemática.

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