Pequena Atividade Reflexiva de Filosofia (01)
1) "Logos
e mito são as duas metades da linguagem, duas funções igualmente fundamentais
da vida do espírito." Que quer dizer Pierre Grimal com essa afirmação?
O mito se opõe ao logos
como a fantasia à razão, como a palavra que narra a palavra que demonstra. Logos
e mito são as duas metades da linguagem, duas funções igualmente fundamentais
da vida do espírito. O logos, sendo uma argumentação, pretende convencer. O
logos é verdadeiro no caso de ser justo e conforme à lógica; é falso quando
dissimula alguma burla secreta (sofisma) Mas o mito tem por finalidade apenas a
si mesmo. Acredita-se ou não nele conforme a própria vontade, mediante um ato
de fé, caso pareça “belo” ou verossímil, ou simplesmente porque se quer
acreditar. O mito, assim, atrai em torno de si toda a parcela do irracional
existente no pensamento humano; por sua própria natureza, é aparentado à arte,
em todas as suas criações.
2) Porque se pode dizer,
baseado no estudo helenista Jean-Pierre Vernant, que o surgimento da filosofia
foi enganado em “praça pública”?
A partir da prática
constante da discussão política em praça pública pelos cidadãos, especialmente
em Atenas, contribuiu para que o raciocínio bem formulado e convincente se
tornasse, com o tempo, o modo adotado para refletir sobre todas as coisas, não
só as questões políticas.
3) Qual era a preocupação
central dos filósofos de Mileto e o que encontrou cada um em sua busca?
O objetivo central era
explicar racionalmente a origem e características do universo (cosmologia), a
natureza das coisas. Por isso, tentaram descobrir a substancias primordial das
coisas (arché).
Os 3 primeiros
filósofos: Tales, Anaximandro e Anaxímenes:
Tales de mileto
acreditava que o princípio das coisas era a água, por permanecer a mesma em
todas as transformações. Ela seria a arché.
Anaximandro que era
discípulo de Tales tinha como princípio das coisas o infinito, o indeterminado.
Para ele a arché devia ser algo que transcendesse os limites da observação e
que não apenas ser uma substância primordial.
Anaxímenes discípulo de
Anaximandro tinha como princípio o ar ficando entre a definição da água que era
visível e o indeterminado.
4. O pensamento de Pitágoras introduziu pela primeira vez,
dentro da história da filosofia ocidental, um aspecto mais formal na explicação
da realidade. Que aspecto é esse? Por que é mais formal? Em comparação ao quê?
Justifique sua resposta com exemplos.
Tomava por iniciativa explicar tudo
através de números, para ele explicar através dos números teria como essência a
razão, ou seja, para ele todas as coisas são números. Considerava o número a arché de todas as coisas, princípio de
onde deriva a harmonia da natureza, feita à imagem da harmonia do número. Sendo
uma forma mais formal de explicar a realidade.
Os pitagóricos entendiam, por exemplo,
que os corpos eram constituídos por pontos e que a quantidade de pontos de um
corpo definiria suas propriedades. O mundo teria surgido da fixação de limites
para o ilimitado (o ápeiron), da imposição de formas numéricas sobre o espaço.
E da estrutura numérica da realidade derivariam problemas como finito e
infinito, par e ímpar, unidade e multiplicidade, reta e curva, círculo e
quadrado etc.
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