domingo, 6 de março de 2016

ALGUNS CRITÉRIOS PARA ESCOLHA DO LIVRO DIDÁTICO
Na escolha do livro didático é de grande importância que se observe alguns procedimentos para análise do livro didático (não esqueça que são procedimentos e não modelos ou mesmo padrões determinados).
Ponto 01 – Critérios Gerais:
·      Coerência teórico-metodológica no conteúdo, exercícios e nas atividades propostas;
·      Ausência de erros conceituais;
·      Permitir que o professor proporcione aos alunos experiências pedagógicas significativas;
·      Contribuir para a cidadania, sem expressar preconceito, doutrinação ou publicidade.
Ponto 02 – Estruturação Editorial:
·      Legibilidade gráfica;
·      Qualidade dos conceitos apresentados no texto;
·      Adequação da linguagem ao perfil do leitor;
·      Legibilidade, visualização das ilustrações;
·      Ilustrações corretas e atualizadas, voltadas a compreensão;
·      Informações atualizadas e localizadas corretamente;
·      Apresentação de glossário e de leituras complementares.
Ponto 03 – Conteúdos:
·      Apresenta sequência e está relacionado ao programa da série;
·      Efetua uma seleção adequada da matéria;
·      Mobilizam o aluno para levantamento de hipóteses, pesquisa, investigação e  estudo;
·      Estão de acordo com o projeto e o currículo da escola para a disciplina em questão;
·      Envolvem uma progressão de ensino aprendizagem adequada;
·      Propõe um trajeto próprio para sua exploração;
·      Faz uso apropriado de analogias na explicação dos conceitos, teorias e fenômenos;
·      Há clareza e suficiência de textos, de modo a permitir a exploração crítica dos conteúdos;
·      Relaciona os conteúdos com as experiências e conhecimentos prévios dos estudantes.
Ponto 04 – Exercícios:
·      Estão coerentes com o conteúdo;
·      Focalizam situações que valorizem os diferentes pontos de vista;
·      Os enunciados são apresentados de forma clara quanto aos procedimentos e/ou metodologias que serão utilizadas para realização das atividades propostas;
·      Apresenta exercícios com conteúdos irrelevantes e com pouca  exigência;
·      Favorecem a formação do pensamento, estimulando a observação, investigação, análise, síntese e generalização.
Ponto 05 – Princípios Éticos e a Educação Para Cidadania:
·      Privilegia determinados grupos sociais ou regiões geográficas do país;
·      Veicula preconceitos ou estereótipos relacionados a gênero, etnia, geração, cor, origem, condição econômico-social, orientação sexual, linguagem ou qualquer outra forma de discriminação;
·      Inclui material contrário à legislação vigente para criança e adolescente, no que diz respeito ao uso de drogas, fumo, bebidas alcoólicas, medicamentos, etc.
Fonte: MEC

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