domingo, 6 de março de 2016

ESCOLHA DO LIVRO DIDÁTICO: UMA TOMADA DE DECISÃO CONSCIENTE, COERENTE E DE RESPONSABILIDADE
Para a escolha do livro didático o MEC apresenta (sugere) alguns aspectos que precisam ser analisados:
1º) Diz respeito à seleção de conteúdos, se esta é adequada.
2º) Referente à sequência, com são apresentados e se obedece à progressão da aprendizagem planejada por sua comunidade escolar.
3º) Sobre o conjunto dos conteúdos, igualmente o tratamento didático deve ser dado a eles, se o mesmo é adequado para o seu aluno e se está de acordo com o currículo.
4º) No que se refere à linguagem, se esta  é clara e precisa.
5º) O texto, no que se refere às explicações, se é acessível para os alunos.
6º) Quanto às atividades, se as mesmas tem preocupação em ajudar o aluno a entender o texto das lições.
7º) O Manual do Professor, se o mesmo contribuiu de forma satisfatória para um melhor aproveitamento e uso do material.
Dentro destes aspectos é de suma importância (entre outros) que no momento de fazer a escolha do livro didático se organizem em grupos para leitura e discussões sobre as coleções aprovadas pelo MEC, que se reflita sobre a realidade da comunidade escolar e que leve em conta sempre as possibilidades da melhoria do processo de ensino e aprendizagem.
Dentro destes aspectos é de suma importância (entre outros) que no momento de fazer a escolha do livro didático se organizem em grupos para leitura e discussões sobre as coleções aprovadas pelo MEC, que se reflita sobre a realidade da comunidade escolar e que leve em conta sempre as possibilidades da melhoria do processo de ensino e aprendizagem.

Fonte: MEC

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