REFLEXÃO SOBRE O USO DO COMPUTADOR EM AULAS
DE MATEMÁTICA
As novas tecnologias
aplicadas à educação exigem mudanças significativas para o ensino, partindo
deste aspecto desenvolveu-se este trabalho buscando enfocar a relação entre o
uso do computador aplicado na educação matemática e a construção do processo de
aprendizagem, já que o indivíduo ensina e constrói conhecimento.
As mudanças na sociedade
têm acontecido com tanta rapidez que o professor não pode mais se limitar
somente ao uso de giz e quadro. É necessário que comece a integrar à sua
prática o uso das tecnologias, em especial, o uso do computador.
Segundo Valente (1993, p. 28):
O uso do computador torna evidente o processo de aprender de cada
indivíduo, o que possibilita refletir sobre o mesmo a fim de compreendê-lo e depurá-lo.
Dessa forma, pode se pensar em uma transformação no processo
ensino-aprendizagem passando a colocar “ênfase” na aprendizagem, ao invés de
colocar no ensino; na construção do conhecimento e não na instrução.
Quando se trabalha sob a
perspectiva da aprendizagem, “a interação que se estabelece entre as ações do
aluno e as respostas do computador promovem a participação ativa do aluno”
(PELANDA; PELANDA, 2000, P.14). E ele torna-se autor e condutor do processo de
aprendizagem.
A educação matemática deve
ser desenvolvida de forma prazerosa, com o conhecimento sendo construído, com o
intuito de evitar simples memorização propõe-se a abordagem de conteúdos
através do uso do computador.
A forma como o computador
pode ser aproveitado na aprendizagem matemática deve ser levada em conta pelo
professor. Para tanto é necessário escolher aplicativos matemáticos que
auxiliem o professor a elaborar atividades que promovam o desenvolvimento
crítico e criativo do aluno.
REFERÊNCIAS
PELLANDA, Nize Maria e PELLANDA, Eduardo Campos (orgs.). Ciberespaço: um hipertexto com
Pierre Lévy. Porto Alegre: Artes e Ofícios, 2000.
VALENTE, J.A "Diferentes usos do computador na
Educação", in Computadores
e conhecimento: repensando a educação. Campinas, Gráfica Centrai da
Unicamp, 1993a.
______. Por que o computador na educação? In: Computadores e conhecimento:
repensando a educação. Campinas, Gráfica Centra! da Unicamp, 1993b.
Nenhum comentário:
Postar um comentário