quarta-feira, 6 de julho de 2016

REFLEXÃO SOBRE O USO DO COMPUTADOR EM AULAS DE MATEMÁTICA
As novas tecnologias aplicadas à educação exigem mudanças significativas para o ensino, partindo deste aspecto desenvolveu-se este trabalho buscando enfocar a relação entre o uso do computador aplicado na educação matemática e a construção do processo de aprendizagem, já que o indivíduo ensina e constrói conhecimento.
As mudanças na sociedade têm acontecido com tanta rapidez que o professor não pode mais se limitar somente ao uso de giz e quadro. É necessário que comece a integrar à sua prática o uso das tecnologias, em especial, o uso do computador.
Segundo Valente (1993, p. 28):
O uso do computador torna evidente o processo de aprender de cada indivíduo, o que possibilita refletir sobre o mesmo a fim de compreendê-lo e depurá-lo. Dessa forma, pode se pensar em uma transformação no processo ensino-aprendizagem passando a colocar “ênfase” na aprendizagem, ao invés de colocar no ensino; na construção do conhecimento e não na instrução.
Quando se trabalha sob a perspectiva da aprendizagem, “a interação que se estabelece entre as ações do aluno e as respostas do computador promovem a participação ativa do aluno” (PELANDA; PELANDA, 2000, P.14). E ele torna-se autor e condutor do processo de aprendizagem.
A educação matemática deve ser desenvolvida de forma prazerosa, com o conhecimento sendo construído, com o intuito de evitar simples memorização propõe-se a abordagem de conteúdos através do uso do computador.
A forma como o computador pode ser aproveitado na aprendizagem matemática deve ser levada em conta pelo professor. Para tanto é necessário escolher aplicativos matemáticos que auxiliem o professor a elaborar atividades que promovam o desenvolvimento crítico e criativo do aluno.
REFERÊNCIAS
PELLANDA, Nize Maria e PELLANDA, Eduardo Campos (orgs.). Ciberespaço: um hipertexto com Pierre Lévy. Porto Alegre: Artes e Ofícios, 2000.
VALENTE, J.A "Diferentes usos do computador na Educação", in Computadores e conhecimento: repensando a educação. Campinas, Gráfica Centrai da Unicamp, 1993a.
______. Por que o computador na educação? In: Computadores e conhecimento: repensando a educação. Campinas, Gráfica Centra! da Unicamp, 1993b.

Nenhum comentário:

Postar um comentário