Utilizando
o Laboratório de Informática como Apoio Educacional
Há tempos sabemos da importância de
incorporar as diferentes tecnologias nas aulas, não apenas como uma ferramenta
ou aparato para motivar os alunos, mas fundamentalmente pelas possibilidades
abertas ao favorecer um ambiente de aprendizagem desafiador. E, aproveitando
tal diferencial podemos aliar a tecnologia ensino de forma a possibilitar um
melhor aproveitamento desses recursos para uma ação pedagógica bem mais
agradável e eficaz.
Diante disso, precisamos direcionar um
olhar para as formas de utilizar recursos virtuais para organizar ações
didáticas que promovam associações entre o uso do computador e processos de
investigação e resolução de problemas em matemática aproveitando as ferramentas
disponíveis na rede Web para o favorecimento do desenvolvimento do processo
educacional, entre os quais os repositórios em que se encontram os objetos de
aprendizagem (que apresenta atividades no qual são que se utilizam metodologias
que envolvem, entre outros recursos, pesquisa na web).
Dessa forma, a utilização de recursos como o
computador e seus recursos pode contribuir para que o processo de ensino e
aprendizagem se torne uma atividade experimental mais rica, sem riscos de
impedir o desenvolvimento do pensamento. É claro, desde que os alunos sejam
encorajados a desenvolver seus processos metacognitivos e sua capacidade
crítica e o professor veja reconhecido e valorizado o papel fundamental que só
ele pode desempenhar na criação, condução e aperfeiçoamento das situações de
aprendizagem. (PCN’s, 1998).
Nenhum comentário:
Postar um comentário