quarta-feira, 6 de julho de 2016

Utilizando o Laboratório de Informática como Apoio Educacional
Há tempos sabemos da importância de incorporar as diferentes tecnologias nas aulas, não apenas como uma ferramenta ou aparato para motivar os alunos, mas fundamentalmente pelas possibilidades abertas ao favorecer um ambiente de aprendizagem desafiador. E, aproveitando tal diferencial podemos aliar a tecnologia ensino de forma a possibilitar um melhor aproveitamento desses recursos para uma ação pedagógica bem mais agradável e eficaz.
Diante disso, precisamos direcionar um olhar para as formas de utilizar recursos virtuais para organizar ações didáticas que promovam associações entre o uso do computador e processos de investigação e resolução de problemas em matemática aproveitando as ferramentas disponíveis na rede Web para o favorecimento do desenvolvimento do processo educacional, entre os quais os repositórios em que se encontram os objetos de aprendizagem (que apresenta atividades no qual são que se utilizam metodologias que envolvem, entre outros recursos, pesquisa na web).
Dessa forma, a utilização de recursos como o computador e seus recursos pode contribuir para que o processo de ensino e aprendizagem se torne uma atividade experimental mais rica, sem riscos de impedir o desenvolvimento do pensamento. É claro, desde que os alunos sejam encorajados a desenvolver seus processos metacognitivos e sua capacidade crítica e o professor veja reconhecido e valorizado o papel fundamental que só ele pode desempenhar na criação, condução e aperfeiçoamento das situações de aprendizagem. (PCN’s, 1998).

Nenhum comentário:

Postar um comentário