sábado, 6 de maio de 2017

Dança do Lili: Cultura Imaterial
A Dança do Lili é uma “dança popular” da cidade de Caxias Maranhão, que envolve elementos das brincadeiras de roda cantadas na zona rural. As letras são ecoadas em forma de letras versadas mostrando uma prática característica do costume e tradições do homem do campo.
A dança envolve-se de um imaginário de recordações populares que (re)significam os jeitos, hábitos e tradições das pessoas do campo, com sua simpatia e alegria, que por sua vez são traduzidas, durante as apresentações, em passos valsados em ritmos e versos, pelos brincantes da dança.
Nesse sentido, é importante ressaltar, essa relação da dança com objetos do trabalho cotidiano do homem do campo (com uso de: quibano, cofo, o pilão, entre outros utensílios), e, da harmonia desse mesmo homem, com a natureza, ou seja, da relação intima da dança com a história de vida.
Assim, a Dança do Lili, de forma contagiante, envolve não somente os que dançam, mas a quem os assistem, e, com o seu brincar, ao som de ritmos, letras e coreografias que retratam a vida simples do caboclo, transforma as memórias passadas em momentos presentes de forma imaterial.
Raimundo N. da Silva (Pelé)
Profº. Esp. Francisco das C. M dos Santos

Nenhum comentário:

Postar um comentário