sábado, 6 de maio de 2017

INFORMATIZAÇÃO ESCOLAR: PROCEDIMENTOS DE GESTÃO E PEDAGÓGICOS (Pontos de Reflexões)
Profa. Esp. Cleide C. do Nascimento
Prof. Esp. Francisco das C. M. dos Santos
O computador é atualmente (a tempos, estamos na atualidade em atrasos e/ou mal uso no que se refere às tecnologias na educação) uma ferramenta indispensável na área educacional, sendo importante enfatiza a aquisição de software e de serviços de informática, com o objetivo de contribuir para o sucesso da informatização das unidades educacionais, bem como a formação de profissionais já que atualmente existem poucos laboratórios, e, dos quais a maioria funciona precariamente.
Com o rápido crescimento da informática (que ocorreu e continua ocorrendo), deve-se buscar novas estratégias da ação educadora, pois com os microcomputadores torna-se possível o acesso a informações, conhecimentos e produção de novo paradigmas. E para o processo de informatização das unidades educacionais são necessárias segui etapas, por exemplo, temos:
1. Construir ou adaptar uma sala adequada para a implantação do laboratório de informática;
2. A definição das necessidades de informação;
3. A escolha dos programas (softwares) adequados;
4. A escolha dos equipamentos (hardwares) adequados;
5. A implantação, operação e manutenção do sistema (software e hardware);
6. Conectar o laboratório de informática com Internet;
7. Formação para os professores, tanto para do uso da ferramenta como também relacionado a teorias e metodologias para o manuseio das mesmas;
8. Desenvolvimento de projetos interdisciplinares.
A escolha de equipamentos não é um problema complexo, pois as indústrias mundiais de micro computadores seguem padrões e no Brasil, praticamente todos os micros computadores utilizados se baseiam no padrão "IBM-PC", entretanto a aquisição, implantação, operação e manutenção do software constituem um problema, pois existem poucos softwares educacionais, tendo então os educadores que adaptarem os já existentes.
Diante disso é importante realizar um planejamento visando analisar uma melhor maneira de equipar (e/ou re-equipar) as unidades educacionais de maneira coerente através de discussões e orientações de profissionais das diversas áreas de conhecimentos, bem como a implementação de cursos (com vista na realidade local, com o principal foco, no direcionamento para os educandos, para o trabalho em sala de aula) para a formação dos educadores para o uso da informática como “meio” que proporcione desenvolver os conteúdos curriculares e não como aulas de informática como ocorre na maioria das vezes.
Referências
CHAVES, Eduardo O. C.; SETZER Valdemar W. O Uso de Computadores em Escolas: Fundamentos e Críticas. São Paulo: Scipione,1987.
Valente, J. A. O Professor no Ambiente Logo: formação e atuação. Campinas: Gráfica da UNICAMP, 1996.
Valente, J. A. Por Quê o Computador na Educação. In J.A. Valente (org.) Computadores e Conhecimento: repensando a educação. Campinas SP: Gráfica da UNICAMP, 1993.
http://penta3.ufrgs.br/midiasedu/tutoriais/tutorial_Internet/default.htm
http://penta2.ufrgs.br/edu/alfabetizacaovisual/
http://penta3.ufrgs.br/animacoes/ProduzindoMaterialEAD2
http://www.emack.com.br/info/download/download.php

Nenhum comentário:

Postar um comentário