sábado, 6 de maio de 2017

MATEMÁTICA EM FOCO: 2017-2018 BIÊNIO DA MATEMÁTICA
Profa. Me. Lêda Ferreira Cabral
Prof. Esp. Francisco das C. M. dos Santos
O Brasil será espaço de encontro de estudantes, professores, pesquisadores e curiosos da Matemática do Mundo inteiro. Em 2017 será palco da Olimpíada Internacional da Matemática IMO 2017, e em 2018 será a vez do Congresso Internacional de Matemáticos ICM evento de maior importância na área de matemática.
Muitas ações no Brasil convergem para a realização desses dois grandes eventos e também para colocar as discussões e produções matemática em debate nas instituições de ensino nos diferentes níveis.
Em 2017 o Ministério da Ciência e Tecnologia, faz um chamamento por meio da Semana Nacional da Ciência e Tecnologia a pensar e potencializar as produções dos professores e estudantes a respeito da matemática e suas interfaces, com o tema “A Matemática está em Tudo”. Convida a socializar com a comunidade os conhecimentos produzidos no interior das escolas com fins de popularizar essa ciência, tida ainda em muitos casos, como de poucos, mas que de algum modo sempre esteve ligada aos diferentes modos de vida das populações ao longo dos tempos.
Por outro lado, a vivência do Biênio da Matemática no Brasil pode contribuir com a formação dos alunos, uma vez que possibilita o despertar do perfil investigador e científico dos alunos. É de lá das salas de aulas, do ensino fundamental, médio e ou superior que surge os novos cientistas, matemáticos, químicos, físicos, dentre outros.
Em meio a esse movimento, comemoramos no dia 6 de maio o Dia Nacional da Matemática. A escolha da data é uma homenagem ao aniversário de nascimento de Júlio César de Mello e Souza (Rio de Janeiro, 6 de maio de 1895 — Recife, 18 de junho de 1974), mas conhecido no como Malba Tahan, escritor e matemática brasileiro conhecido e reconhecido no Brasil e também no cenário internacional.
O Intuito do dia Nacional da Matemática, é divulgar a Matemática como área de conhecimento, sua história, suas aplicações no mundo e sua ligação com outras áreas de conhecimento, procurando superar a dicotomia de que aprender Matemática é difícil e privilégio de poucos.
Com esse espírito, que possamos no dia 6 de maio, e também ao longo desse Biênio vivenciar em nossas universidades e escolas as descobertas da matemática, as faces da matemática presente em nossa realidade e as conjecturas dos novos Maba Tahan, Souzinha, Euclides Roxo, Cecil Thiré e demais matemáticos brasileiros que estão por ser descobertos no interior de nossas escolas.
Que por meio da matemática teatralizada, por meio das pesquisas, das feiras e exposições, das gincanas, dos jogos matemáticos, das olimpíadas, das resoluções de problemas e tantas outras formas de trabalhar com a matemática em sala de aula, possamos aproximar os alunos da matemática e despertar os matemáticos e cientistas presentes em cada um deles e contribuir assim, com o desenvolvimento dessa ciência que é primitiva e ao mesmo tempo viva e dinâmica.
REFERÊNCIAS
D’AMBRÓSIO, U. Educação Matemática: da teoria à prática. Campinas, SP. Papirus, 1996.
https://www.bieniodamatematica.org.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário