quinta-feira, 6 de julho de 2017

FILOSOFIA E EDUCAÇÃO: UMA RELAÇÃO HISTÓRICA
Profa. Me. Vânia S. M. Oliveira
A literatura nos revela que Filosofia e Educação nutrem uma relação intrínseca desde sua origem na Grécia. O filosofar começa quando o homem já tinha satisfeito as necessidades básicas de sua existência e toma consciência de que não é mais possível viver em um mundo de ilusões.
Nessa perspectiva, Severino (1994) afirma: “A consciência emerge e se desenvolve como estratégias da vida. O pensar surge, assim, concomitante ao agir, com ele se confunde. O pensamento não é anterior à ação, pois surge no próprio fluxo do agir”.
É nesse movimento de mudança e com o propósito de fazer o tempo fluir em um caminhar contínuo, Sócrates tenta o que ele mesmo intitula de correção do pensamento ateniense, e cria o método conhecido como Maiêutica. A maiêutica tinha como objetivo induzir o indivíduo a partejar ou parir ideias. Isto numa compreensão de que era preciso ultrapassar o modelo simples e utilitário da forma de pensar.
Esta foi uma alternativa encontrada por Sócrates ao discordar das atitudes dos Sofistas e compreender que a educação proposta por ele não atendias a exigências da sociedade grega e não perceber a confiabilidade nos ensinamento repassado como fonte de conhecimento verdadeiro. Sócrates parte do princípio de que não se chega ao conhecimento com base em opiniões (doxa) e percepções consideradas fonte de erro impossibilitando assim se chegar a uma verdade cabal da realidade. 
Isto posto, percebe-se agora que a luta é pela serenidade e as regras próprias da razão natural. A Filosofia torna-se uma forma de experiência do homem no mundo já não mais direcionada por uma compreensão mítica, mas do próprio pensamento, e nesse sentido, ato de pensar torna-se parte integrante da condição do homem no mundo.
REFERÊNCIAS
CHAUI, Marilena. Convite à Filosofia. São Paulo: Ática, 2010.
SAVIANI, Dermerval. Contribuições da Filosofia para a Educação. Brasília: v. 9, n. 45. p. 3-9, jan./mar. 1990. Disponível em: www.rbep.inep.gov.br/index.php/emaberto/article/viewFile/717/640. Acessado em: Acessado em Maio de 2014.
SEVERINO, Antonio J. A contribuição da Filosofia para a Educação. Brasília: v. 9, n. 45, p. 19-25, já/mar. 1990. Disponível em: www.rbep.inep.gov.br/index.php/emaberto/article/viewFile/717/640. Acessado em: Acessado em Maio de 2014.
____________. Filosofia. São Paulo: Cortez, 1994.
ZUBEN, Newton Aquiles Von. Filosofia e Educação: Atitude Filosófica e a Questão da Apropriação do Filosofar. Disponível no site: www.fae.unicamp.br/vonzuben/fileduc.html. Acessado em junho de 2014.

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