FILOSOFIA
E EDUCAÇÃO: UMA RELAÇÃO HISTÓRICA
Profa. Me. Vânia S. M. Oliveira
A literatura nos revela que
Filosofia e Educação nutrem uma relação intrínseca desde sua origem na Grécia.
O filosofar começa quando o homem já tinha satisfeito as necessidades básicas
de sua existência e toma consciência de que não é mais possível viver em um
mundo de ilusões.
Nessa perspectiva, Severino
(1994) afirma: “A consciência emerge e se desenvolve como estratégias da vida.
O pensar surge, assim, concomitante ao agir, com ele se confunde. O pensamento
não é anterior à ação, pois surge no próprio fluxo do agir”.
É nesse movimento de mudança e
com o propósito de fazer o tempo fluir em um caminhar contínuo, Sócrates tenta
o que ele mesmo intitula de correção do pensamento ateniense, e cria o método
conhecido como Maiêutica. A maiêutica tinha como objetivo induzir o indivíduo a
partejar ou parir ideias. Isto numa compreensão de que era preciso ultrapassar
o modelo simples e utilitário da forma de pensar.
Esta foi uma alternativa
encontrada por Sócrates ao discordar das atitudes dos Sofistas e compreender
que a educação proposta por ele não atendias a exigências da sociedade grega e
não perceber a confiabilidade nos ensinamento repassado como fonte de
conhecimento verdadeiro. Sócrates parte do princípio de que não se chega ao
conhecimento com base em opiniões (doxa) e percepções consideradas fonte de
erro impossibilitando assim se chegar a uma verdade cabal da realidade.
Isto posto, percebe-se agora que a luta é pela
serenidade e as regras próprias da razão natural. A Filosofia torna-se uma
forma de experiência do homem no mundo já não mais direcionada por uma compreensão
mítica, mas do próprio pensamento, e nesse sentido, ato de pensar torna-se
parte integrante da condição do homem no mundo.
REFERÊNCIAS
CHAUI,
Marilena. Convite à Filosofia. São
Paulo: Ática, 2010.
SAVIANI,
Dermerval. Contribuições da Filosofia
para a Educação. Brasília: v. 9, n. 45. p. 3-9, jan./mar. 1990. Disponível
em: www.rbep.inep.gov.br/index.php/emaberto/article/viewFile/717/640.
Acessado em: Acessado em Maio de 2014.
SEVERINO,
Antonio J. A contribuição da Filosofia
para a Educação. Brasília: v. 9, n. 45, p. 19-25, já/mar. 1990. Disponível
em: www.rbep.inep.gov.br/index.php/emaberto/article/viewFile/717/640.
Acessado em: Acessado em Maio de 2014.
____________.
Filosofia. São Paulo: Cortez, 1994.
ZUBEN,
Newton Aquiles Von. Filosofia e Educação:
Atitude Filosófica e a Questão da Apropriação do Filosofar. Disponível no site: www.fae.unicamp.br/vonzuben/fileduc.html. Acessado em junho de 2014.
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