quinta-feira, 6 de julho de 2017

USO DA INTERNET NAS ESCOLAS (Recortes de Reflexões)
Prof. Esp. Francisco das C. M. dos Santos
Dentro do processo educacional as ferramentas tecnológicas apresentam-se com uma oportunidade, a parti da interatividade virtual, para que as escolas cresçam. E, diante disso, é importante que professores e alunos obtenham informações de como utilizar a Internet, para que a torne uma ferramenta não somente de auxilio à pesquisa, mas um complemento educacional que contribua de forma dinâmica para a produção de conhecimentos.
Assim, torna-se importante a prática para se navegar na internet de forma segura, dentro de ações que parte da conscientização e de informações que deve ser buscada por professores para que venha orientar e ensinar aos alunos a navegar não meramente mecânica (ou de qualquer jeito, acessando qualquer coisa) e sim, de um jeito pedagógico, lúdico e divertido, em prol de uma educação de qualidade e que prime pela segurança do aluno.
Para se navegar de forma protegida é preciso que os educadores orientem os educandos com informações para uso certo desse suporte tecnológico, além é claro, de auxiliar na indicação de sites seguros, com atividades interessantes para os alunos visem os reais objetivos propostos dentro da atividade e do próprio processo de apreensão e construção dos conhecimentos.
E, nesse sentido, deve-se pensar no suporte ao uso da tecnologia na educação como um importante pilar para a construção de uma educação renovadora e mais dinâmica, de maneira que os professores busquem apoio à utilização da internet em trabalhos não somente na sala de aula, mas também para da assistência ao aprendizado e na ajuda para planejar aulas e torna-las mais atraentes.
Para tanto, todos os alunos que venham usar a Internet na escola devem seguir instruções de conduta orientada pelo professor para uma ação educacional coerente. É aconselhado, e recomenda-se também que instale software de filtragem em nas escolas para impedir o acesso a páginas eletrônicas na internet que sejam inadequadas, primando pela segurança, e ao mesmo tempo, para proporcionar ao aluno, um melhor direcionamento do processo educacional.
Referências
http://www.mcafee.com/br/default.asp
http://www.symantec.com.br/
http://www.cert.org/
http://www.pypbr.com/infovir/seguran_b.asp
http://www.hudson.k12.ma.us/technology/elem_internet_rules_port.pdf
http://cartilha.cert.br/
http://www.cert-rs.tche.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário