quarta-feira, 6 de dezembro de 2017

A relação de verdade e arte nos dois grandes momentos de teorização da arte: na arte poética e na arte estética. (Recortes de pensamentos)
Prof. Esp. Francisco das C. M. dos Santos
A Arte Poética dentro de seu desenvolvimento se direcionou para as coisas produzidas pelos seres humanos, retratando o imaginário, e em especial a tragédia, pautadas pelas paixões dos personagens, do sentimento, se apresentado também, como um papel pedagógico de moralidade da própria arte, mas que de alguma forma, em momentos se afastava da verdade.
Para Platão, a poesia afasta-se da verdade. O poeta copia e ao relatar façanhas ele canta a cópia, que se converte num remedo ou sombra da verdade”. (VERÁSTEGUI 2012, p. 90). Por outro lado a mesma tem sua relação com a expressão da verdade, “Porque a poesia desoculta o ente; a essência da arte é a poesia e a essência da poesia é instaurar a verdade”. (VERÁSTEGUI 2012, P. 93)
A Arte Estética tem seu significado relacionado ao conhecimento sensorial, experiência e sensibilidade, e, tem como finalidade a contemplação: do lado do artista, a busca do belo, sendo caracterizado por três condições fundamentais: integridade ou perfeição, proporção ou harmonia, claridade ou luminosidade, sem se preocupar sobre a sua utilidade ou mesmo se é agradável; e, do lado do público, a apreciação e julgamento do valor de beleza alcançado pela obra, e nesse contexto, o belo às vezes, torna-se diferente do verdadeiro.
Entretanto, a verdade dentro da visão estética, em sua singularidade (a beleza) é manifestada pelo entendimento a partir da abstração e do desvelar do próprio ser, “A obra de arte incorpora primeiro a verdade e depois a beleza. Na medida em que a obra de arte aparece como a obra que é, também pode manifestar o ser de um ente”. (VERÁSTEGUI 2012, p. 95).
Referências
VERÁSTEGUI, Rosa de Lourdes Aguilar. Estética. São Luís: UemaNet, 2012.

Nenhum comentário:

Postar um comentário