quarta-feira, 6 de dezembro de 2017

Domínio indústria cultural na atualidade X as ações educativas para formação consciente e crítica. (Recortes de pensamentos)
Prof. Esp. Francisco das C. M. dos Santos
A Indústria Cultural, na atualidade, ainda domina a cultura e exerce grande influencia na vida cotidiana da população, principalmente no que diz respeito à formação de opinião ideológica de valores estéticos e do consumo de produtos, sobretudo, por meio das programadas através das mídias, as quais provocam em muitos jovens o conflito de identidade (a exemplo, temos a questão relacionada à imitação de personalidades – onde muitos jovens imitam jogadores e jogadoras, cantores e cantoras, atores e atrizes, dentre outros; além é claro, da compra de produtos que essas celebridades anunciam em propagandas, não só estéticos, também de moda, músicas, filmes, etc.).
Diante desse panorama, uma das ações a ser desenvolvida, é o trabalho educativo filosófico, dentro e fora do ambiente educacional, de maneira que venha ajudar os educandos (e sua família), a encontrar a sua própria identidade. Dessa forma, o educador, deve buscar e provocar os avanços nos alunos, levando sempre em conta a sua realidade e ao mesmo tempo, reforçar a capacidade crítica do educando, substituindo a coibição e a proibição, por uma educação, a partir da regulagem das ações e reações originadas pelos sonhos e desejos, é claro, que dentro de uma ação conjunta, entre todos os agentes que formam a comunidade escolar. (dentre desse trabalho podem ser desenvolvidas atividades de: palestras, seminários, oficinas, atividades culturais, esportivas e interdisciplinares).
 Referências
VERÁSTEGUI, Rosa de Lourdes Aguilar. Estética. São Luís: UemaNet, 2012.

Nenhum comentário:

Postar um comentário