quarta-feira, 6 de junho de 2018

CONSTRUÇÃO DO SABER ANTROPOLÓGICO E HISTÓRICO: UMA PERSPECTIVA DE FORMAÇÃO INTERDISCIPLINAR

Historia e antropologia (Parte III)

Com o surgimento da escola dos Annales em 1929, o campo da História passou por grandes mudanças, que levaram à divergência na elaboração de conteúdos ligados a proposta positivista de estrutura política, e levando à um novo pensamento como a História das mentalidades e a História cultura, consequentemente, este movimento levou a aproximação do conteúdo das duas disciplinas História e antropologia, pois as duas estão voltadas para a pesquisa das sociedades humanas.
A proximidade da história com a antropologia nem sempre foi de total harmonia, apesar das duas disciplinas estarem no mesmo campo de abordagem e objetos, por muitas vezes acabaram travando um “diálogo de surdos”, onde os dois falam, mas nem um dos dois escutam e desconsideraram, durante muito tempo, as contribuições uma da outra.
Um dos debates é em torno do objeto de pesquisa de ambas as disciplinas,  o “Homem”, onde é discutida toda uma questão de como será abordado, quais as metodologias que serão empregadas na pesquisa e, o impacto dos estudos na sociedade, sendo que tanto os historiadores quanto os antropólogos têm o cuidado para não passar do seu campo de estudo, mas isso muda na década de 70, com a virada antropológica.    
A história começou a utilizar os conhecimentos da antropologia, ou vice-versa, para dar base a alguns de seus trabalhos e pesquisa na década de 1970 a 1980 que se deu o nome de “Virada antropológica”[3], onde temos a ligação da temática cultural entre as duas disciplinas.

De fato, ao voltar o olhar para a temática cultural – movimento que já vinha acontecendo na historiografia desde o século XVIII e intensificado com a Escola dos Annales – os historiadores puderam refletir objetos que, até então, estavam mais fortemente vinculados às pesquisas antropológicas e etnológicas. (IRINEIA, 2010, p. 193).

Percebemos com isso que a interdisciplinaridade da História com a Antropologia está ligada à grande semelhança nas suas metodologias de pesquisa-ação e metodologia de ensino, assim como no recolhimento de dados de fonte oral que ambas a utilizam para fins de pesquisa, tendo em vista que essa proposta de interdisciplinaridade foi proposta por Bloch e Febvre na revista Annales com o intuito de escrever uma história total.
 A questão do entrosamento das disciplinas começa pelo fato da história buscar dados nas leituras antropológicas (FONTES), outro aspecto é a apropriação dos métodos de observação e de coleta de testemunho oral que está muito ligado à antropologia, o fato é que ambas as disciplinas são essenciais e complementam-se na pesquisa uma da outra. A antropologia também faz uso de métodos da história como o de tratamento historiográfico sistematizado, o que leva os antropólogos a recorrerem à História como auxilio em suas interpretações.

REFERÊNCIAS

LÉVIS-ESTRAUSS, Claude. Capitulo1 introdução: história e etnologia in antropologia estrutural. Rio de Janeiro: tempo Brasileiro, 2003, p. 13-41.

ROCHA, Everardo. O que é etnocentrismo. 5 ed. São Paulo: Brasiliense, 1988.  39 p. (Coleção Primeiros Passos, 124).

FOUCAULT, MICHEL. Arqueologia do saber. 7 ed. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2007.
*Compilação: Matheus Wilson S. dos Santos (Acadêmico do 2º período de Licenciatura em História – CESC/UEMA)


[3] A virada antropológica e a relação entre história e antropologia, a aproximação entre essas duas áreas do conhecimento que alguns já denominam de história antropológica

Nenhum comentário:

Postar um comentário