domingo, 6 de maio de 2018

Dia Nacional da Matemática, 06 de maio
(singela homenagem ao Professor Elon Lages Lima)
Prof. Esp. Francisco das C. M. dos Santos
No dia Nacional da Matemática, não tem como não se lembrar dos grandes matemáticos do país: Artur Avila; Mauricio Peixoto; Jacob Palis; Elon Lages; Júlio César de Melo e Sousa (Malba Tahan), dentre outros. E nada mais justo do que destacar, nesse dia, o Professor Elon Lages Lima, e, conhecer um pouco sobre sua história.
Nascido em Maceió, em 9 de julho de 1929. De origem simples, estudou no Colégio Batista (com 10 a 11 anos entrou no curso ginasial), depois se mudou para Fortaleza (Ceará) onde estudou na Escola Militar, estudando dois primeiros anos da faculdade. Em seguida, no terceiro ano, ao ganhar uma bolsa de estudo, passou a estudar no o Rio de Janeiro, local onde conheceu o IMPA, sendo um dos primeiros estudantes do instituto.
Mestre e doutor (PhD) pela Universidade de Chicago, se destacando por seus trabalhos de pesquisa sobre estudos voltados para o campo da topologia diferencial, topologia algébrica, e geometria diferencial, e na área do ensino médio como escritor e didata. Foi diretor do Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA) por três períodos (1969 a 1971; 1979 a 1980; e, 1989 a 1993) e Membro titular da Academia Brasileira de Ciências desde 1963, participando de 2001 e 2002, do projeto de História Oral da Escola de Ciências Sociais da FGV (CPDOC) e do contexto do projeto dos 50 anos de história do IMPA.
Atuou na Educação Básica no início de sua trajetória matemática, como professor, aos 18 anos, no Ginásio Farias Brito e no Colégio Estadual do Ceará. Colaborou para estruturar cursos na Universidade Federal do Ceará entre os quais: de licenciatura, bacharelado e pós-graduação, de onde recebeu, em 1989, o título de Professor Honoris Causa, sendo também doutor Honoris Causa, titulo recebido pela Universidade Federal de Alagoas. Idealizou e dirigiu obras, entre as quais: “Coleção Projeto Euclides” e “Coleção Matemática Universitária”, e criador, no ano de 1990, do Programa de Formação e Aperfeiçoamento de Professores do Ensino Médio (PAPMEM).
Foi professor da UnB (até o ano de 1965), presidente da Sociedade Brasileira de Matemática (1973 a 1975), fazendo parte do Conselho Nacional de Educação e o Conselho Superior da Faperj (1987 a 1981). Autor de mais de 40 livros, ganhado por duas vezes do Prêmio Jabuti da Câmara Brasileira do Livro, recebedor dos prêmios: Ordem do Mérito Científico na Classe Grã-Cruz, da Presidência da República e Anísio Teixeira do Ministério da Educação (MEC).
O Grande Matemático (que tem muito mais a ser conhecido, da sua história de vida e contribuições), que um dia pensou em ser escritor poeta (chegando até a escrever textos, sonho que de alguma forma foi realizado indiretamente com suas obras na área do conhecimento matemático, que mesmos não sendo poesias, não deixam de ser “obras literárias” de grande e valoroso valor), deixou-nos em 7 de maio de 2017 (Rio de Janeiro), aos 87 anos, foi (e continuará sendo), sem dúvida um dos grandes matemáticos do Brasil, que influenciou e continuará influenciando novos talentos na área da Matemática.
Referências
Diálogo em Janeiro com Elon Lages Lima. GAZETA DE MATEMÁTICA Janeiro 2001 - nº 140. Disponível em: <http://gazeta.spm.pt/getArtigo?gid=25>. Acessado: maio 2018.
https://impa.br/page-noticias/morre-no-rio-o-matematico-elon-lages-lima-ex-diretor-do-impa-aos-87-anos/. Acessado: maio 2018.
https://portal.fgv.br/noticias/entrevista-elon-lages-lima-integra-acervo-programa-historia-oral-cpdoc. Acessado: maio 2018.

Nenhum comentário:

Postar um comentário