domingo, 6 de maio de 2018

Classificação dos Softwares: conceitos educacionais
O software educativo pode ser compreendido com toda e qualquer ferramenta tecnológica que faz a junção entre a informática e educação, desde que tenha um contexto de usabilidade no processo de ensino aprendizagem. De acordo com Viera (2008) os softwares educativos apresenta classificação com vista nas suas características, podendo estes ser classificados em:
1) Softwares de exercício e prática: são destinados à aprendizagem de habilidades específicas, sendo este tipo, o fácil de ser desenvolvido, especialmente por apresentar características do fazer, memorizar a informação, tempo curto e reforça, bem como o direcionamento para respostas corretas e realização de correção das respostas erradas.
2) Softwares tutoriais: as informações são organizadas de acordo com uma sequência que é apresentada ao estudante, sendo estas disponíveis aos estudantes de forma já definida e organizada previamente, tendo como características, a utilização de estratégias, mostrando os objetivos a serem alcançados e orientação, com inclusão de pistas e diretrizes por meio de tutoriais.
3) Softwares de simulação e modelagem: é um modelo onde faz a imitação de situações do mundo real para imaginário, ande pode possibilitar a vivência de situações difíceis de se criar em sala de aula ou mesmo aquelas que podem trazer perigo como experiências, a exemplo: experimentos químicos.
4) Softwares jogos educativos: são programas que apresentam conteúdo e atividades práticas com objetivos educativos, por meio de uma competição com regras e objetivos, desenvolvido por meio da ludicidade, instruções claras, exploração a fantasia e a criatividade.
5) Softwares multimídia: utilizam vários tipos de mídias para representar as informações com textos, imagem, vídeo, som, podendo ser interligadas através de hiperlinks, bem como, pode proporcionar o desenvolvimento de trabalho em que o aluno seu próprio sistema de autoria.
6) Software programação: são programas que permitem o desenvolvimento do raciocínio lógico matemático com objetivo de resolver algum problema.
Vale lembrar que o uso de qualquer recurso, desde o mais simples até o mais complexos, necessita ser analisado pelo professor, bem como, a elaboração de planos para o uso desses recursos, com vista nos objetivos da área de conhecimento, objetos de conhecimentos e habilidades, e que devem está alinhados aos objetivos gerais da educação.
Referências
VALENTE, José Armando. O computador na sociedade do conhecimento. Campinas, SP: UNICAMP/NIED, 1999.
VIEIRA, Fábia Magali Santos. Avaliação de Software Educativo: Reflexões para uma Análise Criteriosa. Disponível em: http://www.ise.unimontes.br/cead/artigos/avaliacao.php. Acesso: maio 2018.

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