Classificação
dos Softwares: conceitos educacionais
O software educativo pode ser compreendido
com toda e qualquer ferramenta tecnológica que faz a junção entre a informática
e educação, desde que tenha um contexto de usabilidade no processo de ensino
aprendizagem. De acordo com Viera (2008) os softwares educativos apresenta
classificação com vista nas suas características, podendo estes ser classificados
em:
1)
Softwares de exercício e prática: são destinados à aprendizagem de habilidades
específicas, sendo este tipo, o fácil de ser desenvolvido, especialmente por
apresentar características do fazer, memorizar a informação, tempo curto e
reforça, bem como o direcionamento para respostas corretas e realização de
correção das respostas erradas.
2)
Softwares tutoriais: as informações são organizadas de acordo com uma sequência
que é apresentada ao estudante, sendo estas disponíveis aos estudantes de forma
já definida e organizada previamente, tendo como características, a utilização
de estratégias, mostrando os objetivos a serem alcançados e orientação, com
inclusão de pistas e diretrizes por meio de tutoriais.
3)
Softwares de simulação e modelagem: é um modelo onde faz a imitação de situações
do mundo real para imaginário, ande pode possibilitar a vivência de situações
difíceis de se criar em sala de aula ou mesmo aquelas que podem trazer perigo
como experiências, a exemplo: experimentos químicos.
4)
Softwares jogos educativos: são programas que apresentam conteúdo e atividades
práticas com objetivos educativos, por meio de uma competição com regras e
objetivos, desenvolvido por meio da ludicidade, instruções claras, exploração a
fantasia e a criatividade.
5)
Softwares multimídia: utilizam vários tipos de mídias para representar as
informações com textos, imagem, vídeo, som, podendo ser interligadas através de
hiperlinks, bem como, pode proporcionar o desenvolvimento de trabalho em que o
aluno seu próprio sistema de autoria.
6)
Software programação: são programas que permitem o desenvolvimento do
raciocínio lógico matemático com objetivo de resolver algum problema.
Vale
lembrar que o uso de qualquer recurso, desde o mais simples até o mais
complexos, necessita ser analisado pelo professor, bem como, a elaboração de
planos para o uso desses recursos, com vista nos objetivos da área de conhecimento,
objetos de conhecimentos e habilidades, e que devem está alinhados aos objetivos
gerais da educação.
Referências
VALENTE,
José Armando. O computador na sociedade
do conhecimento. Campinas, SP: UNICAMP/NIED, 1999.
VIEIRA,
Fábia Magali Santos. Avaliação de
Software Educativo: Reflexões para uma Análise Criteriosa. Disponível em: http://www.ise.unimontes.br/cead/artigos/avaliacao.php. Acesso: maio 2018.
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