Software Educacional
(reflexões)
As tecnologias da informação, junto com os
softwares educacionais, apresentam-se como instrumentos que favorecem o
desenvolvimento da aprendizagem, e, que podem ser utilizados por professores e
alunos dentro de uma perspectiva dinâmica de comunicação, podendo enriquecer as
aulas, contribuindo para “o despertar” de estimulo dos alunos e proporcionar um
aprendizado bem mais atrativo e lúdico, além é claro, de forma colaborativa,
cooperativa e de transformação, como afirma Mercado (2002),
[...] pode contribuir
para auxiliar professores na sua tarefa de transmitir o conhecimento e adquirir
uma nova maneira de ensinar cada vez mais criativa, dinâmica, auxiliando novas
descobertas, investigações e levado sempre em cona o diálogo. E, para o aluno,
pode contribuir para motivar a sua aprendizagem e aprender, passando assim, a
ser mais um instrumento de apoio no processo ensino-aprendizagem [...]
(MERCADO, 2002, p. 131).
E, é nessa perspectiva, que deve-se repensar
sobre o uso das tecnologias e softwares educacionais no desenvolvimento de
atividades nas disciplinas curriculares, considerando que as mesmas são de
grande relevância para o desenvolvimento da aprendizagem interativa dos alunos,
podendo as mesmas, proporcionar o desenvolvimento do raciocínio lógico, bem
como, estimular a criatividade e a capacidade de releitura e de resolução
problemas.
A importância da utilização da tecnologia
computacional na área educacional é indiscutível e necessária, seja no sentido
pedagógico, seja no sentido social. [...] Hoje, com o novo conceito de
inteligência, em que podemos desenvolver as pessoas em suas diversas
habilidades, o computador aparece num momento bastante oportuno, inclusive para
facilitar o desenvolvimento dessas habilidades lógica-matemática, linguística,
interpessoal, intrapessoal, espacial, musical, corpo-sinestésico, naturista e
pictórica (TAJRA, 2000).
Assim, os recursos tecnológicos, entre os
quais os softwares educacionais, podem ser concebidos como ferramentas
educacionais, constituindo como apoio à aprendizagem dos alunos e permitem
criar situações de aprendizagem estimulante e permitem criar situações de
aprendizagem estimulante, dentro de uma linguagem que pode abrir pontes que
abrem da sala de aula para o mundo, podendo representar e mediar o conhecimento
transformando de forma abstrata em forma concreta, de forma estática para dinâmica,
se aproximando mais de situações reais.
Referências
TAJRA, Evandro. Inovações Tecnológicas na Educação. UFP-PR,
2000. Disponível em: http://www.ticnaeducacao.com.br.htm>. Acesso em: maio
de 2018.
MERCADO,
Luis Paulo Leopoldo. Formação continuada de professores e novas tecnologias.
Maceió. EDUFAL, 1999.
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