domingo, 6 de maio de 2018

Software Educacional (reflexões)
As tecnologias da informação, junto com os softwares educacionais, apresentam-se como instrumentos que favorecem o desenvolvimento da aprendizagem, e, que podem ser utilizados por professores e alunos dentro de uma perspectiva dinâmica de comunicação, podendo enriquecer as aulas, contribuindo para “o despertar” de estimulo dos alunos e proporcionar um aprendizado bem mais atrativo e lúdico, além é claro, de forma colaborativa, cooperativa e de transformação, como afirma Mercado (2002),
[...] pode contribuir para auxiliar professores na sua tarefa de transmitir o conhecimento e adquirir uma nova maneira de ensinar cada vez mais criativa, dinâmica, auxiliando novas descobertas, investigações e levado sempre em cona o diálogo. E, para o aluno, pode contribuir para motivar a sua aprendizagem e aprender, passando assim, a ser mais um instrumento de apoio no processo ensino-aprendizagem [...] (MERCADO, 2002, p. 131).
E, é nessa perspectiva, que deve-se repensar sobre o uso das tecnologias e softwares educacionais no desenvolvimento de atividades nas disciplinas curriculares, considerando que as mesmas são de grande relevância para o desenvolvimento da aprendizagem interativa dos alunos, podendo as mesmas, proporcionar o desenvolvimento do raciocínio lógico, bem como, estimular a criatividade e a capacidade de releitura e de resolução problemas.
A importância da utilização da tecnologia computacional na área educacional é indiscutível e necessária, seja no sentido pedagógico, seja no sentido social. [...] Hoje, com o novo conceito de inteligência, em que podemos desenvolver as pessoas em suas diversas habilidades, o computador aparece num momento bastante oportuno, inclusive para facilitar o desenvolvimento dessas habilidades lógica-matemática, linguística, interpessoal, intrapessoal, espacial, musical, corpo-sinestésico, naturista e pictórica (TAJRA, 2000).
Assim, os recursos tecnológicos, entre os quais os softwares educacionais, podem ser concebidos como ferramentas educacionais, constituindo como apoio à aprendizagem dos alunos e permitem criar situações de aprendizagem estimulante e permitem criar situações de aprendizagem estimulante, dentro de uma linguagem que pode abrir pontes que abrem da sala de aula para o mundo, podendo representar e mediar o conhecimento transformando de forma abstrata em forma concreta, de forma estática para dinâmica, se aproximando mais de situações reais.
Referências
TAJRA, Evandro. Inovações Tecnológicas na Educação. UFP-PR, 2000. Disponível em: http://www.ticnaeducacao.com.br.htm>. Acesso em: maio de 2018.
MERCADO, Luis Paulo Leopoldo. Formação continuada de professores e novas tecnologias. Maceió. EDUFAL, 1999.

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