domingo, 6 de maio de 2018

Refletindo sobre a Filosofia e sua importância (recorte de pensamentos)
Prof. Esp. Francisco das C. M. dos Santos
Ao falar sobre Filosofia, dentre os primeiros questionamentos realizados no contexto da introdução da filosofia é: “O que é Filosofia?” “Para que ser a Filosofia?”. Para explicar partimos sempre da sua etimologia, a palavra filosofia vem do grego (φιλοσοφία), Philos + Sophia, onde: Philos = Amor ou Amizade e Sophia = Sabedoria, e nesse sentido, Filosofia, apresenta-se com o significa de amor à sabedoria, sendo o filósofo, amigo da sabedoria, e que a mesma serve para despertar o senso critico, trabalhar a formação e reflexão de idéias, e, enxergar bem mais além das simples aparências.
Todavia, dentro desse contexto, há quem acredite que toda afirmação é filosófica, entretanto, ao fazer afirmação sem um aprofundamento, não quer dizer que é filosofar. É necessário ver o mundo de outra forma, não apenas fazer afirmações, mas, necessita-se ir além dessas afirmações, é preciso: repensar conceitos; realizar escolha consciente; buscar novos caminhos; é sai das paredes que se apresenta como uma prisão; é quebra antigos paradigmas, avançando cada vez mais nas profundezas do saber.
Nesse sentido, a Filosofia (ao se aprender a filosofar) pode contribui na reflexão sobre problemas e questões sobre a vida, sobre o desconhecimento, sobre os obstáculos encontrados na busca de superação, resolve questões cuja resposta se desconhece, contudo se necessita conhecer, buscando compreender o mundo em seus variados aspectos, partindo de questionamentos de origem do senso-comum (doxa – ideias, valores e costumes estabelecidos), na busca por conhecimentos que tenha suas bases fundamentadas (aletheia, verdade – lógico racional a parti de justificativas).
Referências
ARANHA, Maria Lúcia de Arruda; MARTINS, Maria Helena Pires. Filosofando: introdução à filosofia. São Paulo: Moderna, 1993.
MAYER, SÉRGIO, Sérgio. Filosofia com jovens: em busca da amizade com sabedoria. Petrópolis: Vozes, 2004.
PIMENTA, Selma Garrido. Estágio e Docência. São Paulo: Cortez, 2010.

Nenhum comentário:

Postar um comentário