MÉTODOS
E TÉCNICAS DE ENSINO DE CIÊNCIAS
1 Conceitos das práticas
pedagógicas do ensino de ciências
•
Conteúdo do Ensino de Ciências: é o estudo da
vida. Nossa relação com nosso corpo e com nosso meio. O propósito do ensino de
ciências biológicas é compreender tudo aquilo que nos cerca.
•
Ensino Dinâmico de Ciências: As ciências de
maneira geral estão sempre em constante transformação. Ciências biológicas
também devem estar sempre sendo repensadas e atualizadas de maneira a atender
as sempre novas necessidades do planeta.
•
Conhecimento prévio dos alunos: Todo aluno
quando ingressa no ensino fundamental já traz consigo uma bagagem vinda das
suas relações anteriores a escolar, com a família, a comunidade e os meios de
comunicação. Esses conhecimentos devem ser respeitados e utilizados em sala de
aula.
•
Papel Social do Ensino de Ciências:
Conscientização dos problemas ambientais. Formar cidadãos comprometidos com o
planeta, que respeitam a vida, tanto a sua como a dos outros seres que
compartilham a vida no planeta Terra.
2 Aprender e ensinar
ciências: uma prática esperada
Exige-se agora que o ensino consiga conjugar harmoniosamente a dimensão
conceptual da aprendizagem disciplinar com a dimensão formativa e cultural.
Propõe-se ensinar Ciências a partir do ensino sobre Ciências. O conteúdo
curricular ganha novas dimensões ao antigo entendimento do conceito de
conteúdo. (Carvalho,
p. 2, 2004)
•
Mostrar a Ciência como um conhecimento que
colabora para a compreensão do mundo e suas transformações, para reconhecer o
homem como parte do universo e como indivíduo, é a meta que se propõe para o
ensino da área na escola.
•
O conhecimento sobre como a natureza se
comporta e a vida se processa contribui para o aluno se posicionar com
fundamentos acerca de questões bastante polêmicas e orientar suas ações de
forma mais consciente.
•
Pela abrangência e pela natureza dos objetos
de estudo das Ciências, é possível desenvolver a área de forma muito dinâmica,
orientando o trabalho escolar para o conhecimento sobre fenômenos da natureza,
incluindo o ser humano e as tecnologias mais próximas e mais distantes, no
espaço e no tempo.
•
A associação entre Ciência e Tecnologia se
amplia, tornando-se mais presente no cotidiano e modificando, cada vez mais, o
próprio mundo.
3 Planejamentos do ensino de
ciências
Não podemos pensar em uma nova Didática das Ciências introduzindo
somente inovações pontuais, restritas ao um só aspecto. Um modelo de ensino –
um modelo que responda à questão: ‘Como ensinar?’ – deve ter coerência interna,
já que cada atividade de ensino deve apoiar-se nas restantes de tal forma que constitua
um corpo de conhecimento que integre os distintos aspectos relativos ao ensino
e à aprendizagem das ciências. (Hodson,1992 apud Carvalho, p. 6, 2004)
•
Assuntos a Serem Abordados: Deve ser
interdisciplinado, não só o estudo de ciências biológicas deve envolver-se
nesse propósito como toda comunidade escolar. As disciplinas devem preocupar-se
em papel de desenvolvimento do aluno crítico e pensante.
•
Seleção de conteúdos: Alguns critérios são
necessários na escolha dos conteúdos abordados. São eles: 1) Os conteúdos devem
ser compatíveis com o desenvolvimento do aluno; 2) Devem favorecer uma
construção de visão de mundo; e, 3) Devem ter relevância na vida prática do
aluno, para seu aproveitamento e de sua comunidade.
•
Didática Voltada para a Realidade: Aquilo que
o aluno desenvolve dentro de sala deve ser voltado para sua vida fora dela, sua
vida em comunidade, como ser social capaz de modificar o meio, deve ser de
consciência naquilo que é de melhor proveito à ele e os outros seres que com
ele convivem. Romper as barreiras da utilização do conhecimento.
•
Estratégias de Ensino: inovar, reinventar a
maneira de dar aula – utilizando-se de pesquisa bibliográfica, do uso das
imagens, aulas praticas (podem ser feitas dentro e fora da sala de aula), e
relacionar teoria e pratica (sempre que for possível), entre outros.
•
Critérios de avaliação: Quatro parâmetros
podem servir como critérios no processo de avaliação:
ü apropriação
dos conhecimentos adquiridos no ensino fundamental;
ü relação
entre a teoria e a prática;
ü preparação
do aluno para o mundo do trabalho e o exercício da cidadania;
ü formação
ética e desenvolvimento de uma personalidade autônoma e crítica.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
BRASIL.
Ministério da Educação. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros
Curriculares Nacionais: Ensino Fundamental. Brasília: ME – SEF, 2001.
BRASIL.
Ministério da Educação. Secretaria de Educação Média e Tecnológica. Parâmetros
Curriculares Nacionais: Ensino Médio. Brasília: ME – SEMT, 2001.
CARVALHO,
A. M. P. Et al. Ensino de Ciências. São Paulo: Pioneira Thomson
Learning, 2004.
DELIZOICOV,
Demétrio. Et al. Ensino de Ciências: Fundamentos e Métodos. 3 ed. São
Paulo: Cortez, 2009.
HRASILCHIK,
M. Prática de Ensino de Biologia. 4 ed. São Paulo: EDUSP, 2004.
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