sábado, 6 de outubro de 2018

MÉTODOS E TÉCNICAS DE ENSINO DE CIÊNCIAS
1 Conceitos das práticas pedagógicas do ensino de ciências
     Conteúdo do Ensino de Ciências: é o estudo da vida. Nossa relação com nosso corpo e com nosso meio. O propósito do ensino de ciências biológicas é compreender tudo aquilo que nos cerca.
     Ensino Dinâmico de Ciências: As ciências de maneira geral estão sempre em constante transformação. Ciências biológicas também devem estar sempre sendo repensadas e atualizadas de maneira a atender as sempre novas necessidades do planeta.
     Conhecimento prévio dos alunos: Todo aluno quando ingressa no ensino fundamental já traz consigo uma bagagem vinda das suas relações anteriores a escolar, com a família, a comunidade e os meios de comunicação. Esses conhecimentos devem ser respeitados e utilizados em sala de aula.
     Papel Social do Ensino de Ciências: Conscientização dos problemas ambientais. Formar cidadãos comprometidos com o planeta, que respeitam a vida, tanto a sua como a dos outros seres que compartilham a vida no planeta Terra.
2 Aprender e ensinar ciências: uma prática esperada
Exige-se agora que o ensino consiga conjugar harmoniosamente a dimensão conceptual da aprendizagem disciplinar com a dimensão formativa e cultural. Propõe-se ensinar Ciências a partir do ensino sobre Ciências. O conteúdo curricular ganha novas dimensões ao antigo entendimento do conceito de conteúdo. (Carvalho, p. 2, 2004)
     Mostrar a Ciência como um conhecimento que colabora para a compreensão do mundo e suas transformações, para reconhecer o homem como parte do universo e como indivíduo, é a meta que se propõe para o ensino da área na escola.
     O conhecimento sobre como a natureza se comporta e a vida se processa contribui para o aluno se posicionar com fundamentos acerca de questões bastante polêmicas e orientar suas ações de forma mais consciente.
     Pela abrangência e pela natureza dos objetos de estudo das Ciências, é possível desenvolver a área de forma muito dinâmica, orientando o trabalho escolar para o conhecimento sobre fenômenos da natureza, incluindo o ser humano e as tecnologias mais próximas e mais distantes, no espaço e no tempo.
     A associação entre Ciência e Tecnologia se amplia, tornando-se mais presente no cotidiano e modificando, cada vez mais, o próprio mundo.
3 Planejamentos do ensino de ciências
Não podemos pensar em uma nova Didática das Ciências introduzindo somente inovações pontuais, restritas ao um só aspecto. Um modelo de ensino – um modelo que responda à questão: ‘Como ensinar?’ – deve ter coerência interna, já que cada atividade de ensino deve apoiar-se nas restantes de tal forma que constitua um corpo de conhecimento que integre os distintos aspectos relativos ao ensino e à aprendizagem das ciências. (Hodson,1992 apud Carvalho, p. 6, 2004)
     Assuntos a Serem Abordados: Deve ser interdisciplinado, não só o estudo de ciências biológicas deve envolver-se nesse propósito como toda comunidade escolar. As disciplinas devem preocupar-se em papel de desenvolvimento do aluno crítico e pensante.
     Seleção de conteúdos: Alguns critérios são necessários na escolha dos conteúdos abordados. São eles: 1) Os conteúdos devem ser compatíveis com o desenvolvimento do aluno; 2) Devem favorecer uma construção de visão de mundo; e, 3) Devem ter relevância na vida prática do aluno, para seu aproveitamento e de sua comunidade.
     Didática Voltada para a Realidade: Aquilo que o aluno desenvolve dentro de sala deve ser voltado para sua vida fora dela, sua vida em comunidade, como ser social capaz de modificar o meio, deve ser de consciência naquilo que é de melhor proveito à ele e os outros seres que com ele convivem. Romper as barreiras da utilização do conhecimento.
     Estratégias de Ensino: inovar, reinventar a maneira de dar aula – utilizando-se de pesquisa bibliográfica, do uso das imagens, aulas praticas (podem ser feitas dentro e fora da sala de aula), e relacionar teoria e pratica (sempre que for possível), entre outros.
     Critérios de avaliação: Quatro parâmetros podem servir como critérios no processo de avaliação:
ü apropriação dos conhecimentos adquiridos no ensino fundamental;
ü relação entre a teoria e a prática;
ü preparação do aluno para o mundo do trabalho e o exercício da cidadania;
ü formação ética e desenvolvimento de uma personalidade autônoma e crítica.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Ensino Fundamental. Brasília: ME – SEF, 2001.
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Média e Tecnológica. Parâmetros Curriculares Nacionais: Ensino Médio. Brasília: ME – SEMT, 2001.
CARVALHO, A. M. P. Et al. Ensino de Ciências. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2004.
DELIZOICOV, Demétrio. Et al. Ensino de Ciências: Fundamentos e Métodos. 3 ed. São Paulo: Cortez, 2009.
HRASILCHIK, M. Prática de Ensino de Biologia. 4 ed. São Paulo: EDUSP, 2004.

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