sábado, 6 de outubro de 2018

REFLEXÕES SOBRE A PRÁTICA DE ENSINO APRENDIZAGEM (RECORTES DE TEXTOS)
1 O aprender e o ensinar “na atualidade”: contextos da prática
Não podemos pensar em uma nova Didática das Ciências introduzindo somente inovações pontuais, restritas ao um só aspecto. Um modelo de ensino – um modelo que responda à questão: ‘Como ensinar?’ – deve ter coerência interna, já que cada atividade de ensino deve apoiar-se nas restantes de tal forma que constitua um corpo de conhecimento que integre os distintos aspectos relativos ao ensino e à aprendizagem das ciências. (Hodson,1992 apud Carvalho, p. 6, 2004)
     Postura “cientificista” que levou durante muito tempo a considerar-se Ensino de Ciências como sinônimo da descrição de seu instrumental teórico ou experimental, divorciado da reflexão sobre o significado ético dos conteúdos desenvolvidos no interior da Ciência e suas relações com o mundo do trabalho.
     Quando novas teorias são aceitas, convicções antigas são abandonadas em favor de novas, os mesmos fatos são descritos em novos termos criando-se novos conceitos, um mesmo aspecto da natureza passa a ser explicado segundo uma nova compreensão geral, ou seja, um novo paradigma
     Barreiras referentes ao “não”: incentivo às atitudes de curiosidade; respeito à diversidade de opiniões; à persistência na busca e compreensão das informações; às provas obtidas por meio de investigações, de valorização da vida em sua diversidade, de preservação do ambiente; ao apreço e respeito à individualidade e à coletividade, ainda dificultam o processo de ensino aprendizagem do Ensino de Ciências.
2 O ensino e aprendizagem na prática docente: o que se deve buscar
Exige-se agora que o ensino consiga conjugar harmoniosamente a dimensão conceptual da aprendizagem disciplinar com a dimensão formativa e cultural. Propõe-se ensinar Ciências a partir do ensino sobre Ciências. O conteúdo curricular ganha novas dimensões ao antigo entendimento do conceito de conteúdo. (Carvalho, p. 2, 2004)
     Uma metodologia de ensino constitui-se em um conjunto de atividades sistemáticas que proporcionem a obtenção de objetivos amplos. Para alcançar parte da metodologia são utilizadas atividades específicas que possam conduzir o aluno à aprendizagem e estes meios particulares são as técnicas de ensino ou modalidades didáticas.
     Mostrar a Ciência como um conhecimento que colabora para a compreensão do mundo e suas transformações, para reconhecer o homem como parte do universo e como indivíduo, é a meta que se propõe para o ensino da área na escola.
     O conhecimento sobre como a natureza se comporta e a vida se processa contribui para o aluno se posicionar com fundamentos acerca de questões bastante polêmicas e orientar suas ações de forma mais consciente.
     Buscar desenvolver: incentivo às atitudes de curiosidade; respeito à diversidade de opiniões; à persistência na busca e compreensão das informações; às provas obtidas por meio de investigações, de valorização da vida em sua diversidade, de preservação do ambiente; ao apreço e respeito à individualidade e à coletividade, ajudam no processo metodológico no Ensino de Ciências e Ciências Biológicas.
Considerações     
     Para o Ensino de Ciências, é necessário a construção de uma estrutura geral da área que favoreça a aprendizagem significativa do conhecimento historicamente acumulado e a formação de uma concepção de Ciência, suas relações com a Tecnologia e com a Sociedade.
     Dessa forma, no planejamento do ensino de Ciências deve ser desenvolvido dentro de uma metodologia que busque promover inter-relações entre os conteúdos selecionados, de modo a promover o entendimento do objeto de estudo da disciplina de Ciências.
     O objetivo fundamental do ensino de Ciências, nas concepções mais atuais, busca ser o de dar condições para o aluno identificar problemas a partir de observações sobre um fato, levantar hipóteses, testá-las, refutá-las e abandoná-las quando for o caso, trabalhando de forma a tirar conclusões sozinho.
     Portanto, ao professor cabe selecionar, organizar e problematizar conteúdos de modo a promover um avanço no desenvolvimento intelectual do aluno, na sua construção como ser social.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Ensino Fundamental. Brasília: ME – SEF, 2001.
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Média e Tecnológica. Parâmetros Curriculares Nacionais: Ensino Médio. Brasília: ME – SEMT, 2001.
CARVALHO, A. M. P. Et al. Ensino de Ciências. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2004.
DELIZOICOV, Demétrio. Et al. Ensino de Ciências: Fundamentos e Métodos. 3 ed. São Paulo: Cortez, 2009.
HRASILCHIK, M. Prática de Ensino de Biologia. 4 ed. São Paulo: EDUSP, 2004.

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