REFLEXÕES
SOBRE A PRÁTICA DE ENSINO APRENDIZAGEM (RECORTES DE TEXTOS)
1 O aprender e o ensinar “na
atualidade”: contextos da prática
Não podemos pensar em uma nova Didática das Ciências introduzindo
somente inovações pontuais, restritas ao um só aspecto. Um modelo de ensino –
um modelo que responda à questão: ‘Como ensinar?’ – deve ter coerência interna,
já que cada atividade de ensino deve apoiar-se nas restantes de tal forma que
constitua um corpo de conhecimento que integre os distintos aspectos relativos
ao ensino e à aprendizagem das ciências. (Hodson,1992 apud Carvalho, p. 6, 2004)
•
Postura “cientificista” que levou durante
muito tempo a considerar-se Ensino de Ciências como sinônimo da descrição de
seu instrumental teórico ou experimental, divorciado da reflexão sobre o
significado ético dos conteúdos desenvolvidos no interior da Ciência e suas
relações com o mundo do trabalho.
•
Quando novas teorias são aceitas, convicções
antigas são abandonadas em favor de novas, os mesmos fatos são descritos em
novos termos criando-se novos conceitos, um mesmo aspecto da natureza passa a
ser explicado segundo uma nova compreensão geral, ou seja, um novo paradigma
•
Barreiras referentes ao “não”: incentivo às
atitudes de curiosidade; respeito à diversidade de opiniões; à persistência na
busca e compreensão das informações; às provas obtidas por meio de
investigações, de valorização da vida em sua diversidade, de preservação do
ambiente; ao apreço e respeito à individualidade e à coletividade, ainda
dificultam o processo de ensino aprendizagem do Ensino de Ciências.
2 O ensino e aprendizagem na prática
docente: o que se deve buscar
Exige-se agora que o ensino consiga conjugar harmoniosamente a dimensão
conceptual da aprendizagem disciplinar com a dimensão formativa e cultural.
Propõe-se ensinar Ciências a partir do ensino sobre Ciências. O conteúdo
curricular ganha novas dimensões ao antigo entendimento do conceito de
conteúdo. (Carvalho,
p. 2, 2004)
•
Uma metodologia de ensino constitui-se em um
conjunto de atividades sistemáticas que proporcionem a obtenção de objetivos
amplos. Para alcançar parte da metodologia são utilizadas atividades
específicas que possam conduzir o aluno à aprendizagem e estes meios
particulares são as técnicas de ensino ou modalidades didáticas.
•
Mostrar a Ciência como um conhecimento que colabora
para a compreensão do mundo e suas transformações, para reconhecer o homem como
parte do universo e como indivíduo, é a meta que se propõe para o ensino da
área na escola.
•
O conhecimento sobre como a natureza se
comporta e a vida se processa contribui para o aluno se posicionar com
fundamentos acerca de questões bastante polêmicas e orientar suas ações de
forma mais consciente.
•
Buscar desenvolver: incentivo às atitudes de
curiosidade; respeito à diversidade de opiniões; à persistência na busca e compreensão
das informações; às provas obtidas por meio de investigações, de valorização da
vida em sua diversidade, de preservação do ambiente; ao apreço e respeito à
individualidade e à coletividade, ajudam no processo metodológico no Ensino de
Ciências e Ciências Biológicas.
Considerações
•
Para o Ensino de Ciências, é necessário a
construção de uma estrutura geral da área que favoreça a aprendizagem
significativa do conhecimento historicamente acumulado e a formação de uma
concepção de Ciência, suas relações com a Tecnologia e com a Sociedade.
•
Dessa forma, no planejamento do ensino de
Ciências deve ser desenvolvido dentro de uma metodologia que busque promover
inter-relações entre os conteúdos selecionados, de modo a promover o
entendimento do objeto de estudo da disciplina de Ciências.
•
O objetivo fundamental do ensino de Ciências,
nas concepções mais atuais, busca ser o de dar condições para o aluno
identificar problemas a partir de observações sobre um fato, levantar
hipóteses, testá-las, refutá-las e abandoná-las quando for o caso, trabalhando
de forma a tirar conclusões sozinho.
•
Portanto, ao professor cabe selecionar,
organizar e problematizar conteúdos de modo a promover um avanço no
desenvolvimento intelectual do aluno, na sua construção como ser social.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
BRASIL.
Ministério da Educação. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros
Curriculares Nacionais: Ensino Fundamental. Brasília: ME – SEF, 2001.
BRASIL.
Ministério da Educação. Secretaria de Educação Média e Tecnológica. Parâmetros
Curriculares Nacionais: Ensino Médio. Brasília: ME – SEMT, 2001.
CARVALHO,
A. M. P. Et al. Ensino de Ciências. São Paulo: Pioneira Thomson
Learning, 2004.
DELIZOICOV,
Demétrio. Et al. Ensino de Ciências: Fundamentos e Métodos. 3 ed. São
Paulo: Cortez, 2009.
HRASILCHIK,
M. Prática de Ensino de Biologia. 4 ed. São Paulo: EDUSP, 2004.
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