MÉTODOS
E TÉCNICAS: CONCEITOS (LIBÂNEO, 1994)
1 Conceituando Métodos e
Técnicas
Ø Métodos:
caminhos a se percorrer para chegar a um determinado fim, ou seja, é o conjunto
metodológico de técnicas estratégicas educacionais;
Ø Técnica
de Ensino: operacionalização do método.
ü Operacional:
relativo a operação; que estar pronto para funcionar; que estar em condições de
realizar operações.
2 Método de Exposição pelo professor
Ø Exposição
verbal: expõe o conteúdo verbalmente. Receptivo-ativo.
Ø Demonstração:
representa os fatos. Demonstra-se.
Ø Ilustração:
demonstração gráfica, imagens, mapas, esquemas, etc.
Ø Exemplificação:
demonstra com exemplos.
ü Obs.:
a exposição é muito necessária quando os alunos não conhecem o tema abordado; o
professor deve evitar arbitrariedade e que a aprendizagem se torne mecânica.
3 Método de trabalho
independente
Ø Tarefa
preparatória: exige uma pesquisa prévia do aluno, ou seja, o aluno se prepara
para o conteúdo.
Ø Tarefa
de assimilação de conteúdo: os alunos se aprofundam nos conteúdos, fazem
exercícios e atividades para assimilar.
Ø Tarefa
de elaboração pessoal: os alunos pensam e criam suas próprias respostas.
ü Obs.:
os alunos devem ter um conhecimento prévio do assunto. E dar ênfase na criação,
interesse e disciplina. O professor deve sempre acompanhar e orientar os
alunos.
4 Método de elaboração
conjunta
Ø Proporciona
a interação aluno-professor, sendo que os alunos devem conhecer algo do assunto como ponto de partida. Este
ponto de partida é que proporciona o diálogo.
Ø Conversação
didática: não funciona como imposição, mas leva os alunos a pensarem e
desenvolverem suas faculdades mentais. Deve haver o encorajamento por parte do
professor.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
BRASIL.
Ministério da Educação. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros
Curriculares Nacionais: Ensino Fundamental. Brasília: ME – SEF, 2001.
BRASIL.
Ministério da Educação. Secretaria de Educação Média e Tecnológica. Parâmetros
Curriculares Nacionais: Ensino Médio. Brasília: ME – SEMT, 2001.
LIBÂNEO,
José Carlos. Didática. São Paulo:
Cortez, 1994.
Nenhum comentário:
Postar um comentário