sábado, 6 de outubro de 2018

MÉTODOS E TÉCNICAS: CONCEITOS (LIBÂNEO, 1994)
1 Conceituando Métodos e Técnicas
Ø Métodos: caminhos a se percorrer para chegar a um determinado fim, ou seja, é o conjunto metodológico de técnicas estratégicas educacionais;
Ø Técnica de Ensino: operacionalização do método.
ü Operacional: relativo a operação; que estar pronto para funcionar; que estar em condições de realizar operações.
2 Método de Exposição pelo professor
Ø Exposição verbal: expõe o conteúdo verbalmente. Receptivo-ativo.
Ø Demonstração: representa os fatos. Demonstra-se.
Ø Ilustração: demonstração gráfica, imagens, mapas, esquemas, etc.
Ø Exemplificação: demonstra com exemplos.
ü Obs.: a exposição é muito necessária quando os alunos não conhecem o tema abordado; o professor deve evitar arbitrariedade e que a aprendizagem se torne mecânica.
3 Método de trabalho independente
Ø Tarefa preparatória: exige uma pesquisa prévia do aluno, ou seja, o aluno se prepara para o conteúdo.
Ø Tarefa de assimilação de conteúdo: os alunos se aprofundam nos conteúdos, fazem exercícios e atividades para assimilar.
Ø Tarefa de elaboração pessoal: os alunos pensam e criam suas próprias respostas.
ü Obs.: os alunos devem ter um conhecimento prévio do assunto. E dar ênfase na criação, interesse e disciplina. O professor deve sempre acompanhar e orientar os alunos.
4 Método de elaboração conjunta
Ø Proporciona a interação aluno-professor, sendo que os alunos devem conhecer  algo do assunto como ponto de partida. Este ponto de partida é que proporciona o diálogo.
Ø Conversação didática: não funciona como imposição, mas leva os alunos a pensarem e desenvolverem suas faculdades mentais. Deve haver o encorajamento por parte do professor.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Ensino Fundamental. Brasília: ME – SEF, 2001.
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Média e Tecnológica. Parâmetros Curriculares Nacionais: Ensino Médio. Brasília: ME – SEMT, 2001.
LIBÂNEO, José Carlos. Didática. São Paulo: Cortez, 1994.

Nenhum comentário:

Postar um comentário