domingo, 6 de janeiro de 2019

A PRIMEIRA VIAGEM DE CRISTÓVÃO COLOMBO, SEGUNDO O FILME: “1492 A CONQUISTA DO PARAÍSO”.*
Cristóvão Colombo Foi um navegador e explorador italiano, responsável por liderar a frota que alcançou o continente americano em 12 de outubro de 1492, sob o mando dos Reis Católicos da Espanha, no chamado descobrimento da América, desempenhou a sua viagem através do Oceano Atlântico com o objetivo de chegar a Índia, tendo na realidade descoberto as ilhas das Caraíbas e, mais tarde, a costa do Golfo do México na América Central.
Colombo é o primeiro explorador europeu a estabelecer e documentar rotas comerciais para as Américas, como uma forma de autenticar sua descoberta das novas terras que assim seriam de domínio espanhol.
As suas motivações que levaram a colombo a ter essa vontade de desbrava os mares, foram adquiridas com base nas leituras dos textos de Marco Polo que era um explorador e seus escritos percorriam toda a Europa, inspirado aventureiros e navegadores a explora os mares da época.
A intenção de Cristóvão Colombo era apenas tenta provar que poderia chegar à Índia pelo o ocidente, e assim buscar nova rota para comércio de especiarias na Índia e também conquista riquezas para a coroa espanhola, mas para isso ele precisaria do apoio da “Universidade de Salamanca” pois os custos de uma viajem desse poste era altíssimo.
Colombo tem um projeto mais preciso do que a exaltação do evangelho no universo, e tanto a existência quanto a permanência deste projeto revelam sua mentalidade. Qual um dom quixote atrasando de vários séculos em relação a seu tempo, colombo queria partir em cruzada e liberar Jerusalém! Só que a ideia é extravagante em sua época e como, por outro lado, não há dinheiro, ninguém quer escutá-lo. Como um homem desprovido e que gostaria de lançar uma cruzada podia realizar se sonho, no século XV? É tão simples quanto o ovo de colombo: basta descobrir a américa e conseguir nela os frutos... ou melhor, ir à china pela via ocidental ‘direta’, já que Marco Polo e outros escritores medievais garantiram que grande quantidade de ouro “nasce” lá. A realidade deste projeto amplamente comprovada. (TODOROV, 1999, p. 07). 
 Mais quando o seu pedido e negado pela Universidade colombo fica furioso e acaba agredindo o padre e o demais ao seu redor que estavam na igreja com isto Colombo começa uma penitência de não falar, pouco tempo depois ele recebe uma visita de Martin Afonso, que marco uma audiência com a rainha da Espanha, que iria da permissão e ajuda para iniciar a expedição e logo Colombo partiu rumo as índias.
Depois de muito tempo no mar, com os marinheiros desacreditados avistando Terra Firme em 21 de outubro de 1492, Colombo batiza a terra de “São Salvador”, ao achar as terras que não estava em seus planos, ele é nomeado de “Dom Cristóvão”.
Mas a viagem de Colombo não acaba em “São Salvador” continua após obter a confiança de uma tribo ensinar seu idioma a onde os indígenas Colombo continua sua jornada descobrindo outras ilhas e as batizado e consequentemente tendo contato com outras tribos de indígena, e em uma ilha que batizou Santa Maria de La Concepción, onde encontrou a existência de ouro.
Colombo voltando para a Europa com alguns nativos, deixa na ilha 39 homens. Ao chegar à Espanha Colombo e recebido bem por todos pelas suas descobertas, Colombo recebe uma cerimônia que logo depois apresenta à rainha as especiarias encontradas no novo mundo, expondo a riqueza indígena e como eles se vestiam La no paraíso.
Logo depois Colombo sobre ordem da Rainha comece preparativo para o nova expedição levando com ele 1.500 homens e 17 navios nessa expedição Colombo retorna para América com um  objetivo de construir uma vila sendo a primeira a ser construída no novo mundo com essa construção da primeira Vila muitos índios foram escravizados pelos europeus nessa construção e também fazendo eles explorarem as cavernas para obter ouro, aos poucos o europeu vai impondo sua cultura ao índio, língua, religião e tecnologia de forma agressiva e violenta.
Com que direito haveis desencadeado uma guerra atroz contra essas gentes que viviam pacificamente em seu próprio país? Porque os deixais em semelhante estado de extenuação? Os matais a exigir que vos tragam diariamente seu ouro. (LAS CASAS, 2008, p. 13) 
Que logo depois causou uma revolta entre eles começando a matar colonos, que casou um descontrole de poder de Colombo sobre eles, Dom Adrien é preso e condenado, mas consegue fugir e colocar fogo em algumas casas, causando divisão e conflitos em Colombo e Adrien nesse conflito, Colombo sai vitorioso, que punirá os traidores a morte.
Depois de toda essa disputa de poder e confusão que ocorreu Colombo entra em grandes dificuldades pois muitos espanhóis não compartilhavam dos mesmos ideais que ele dificultando muito o seu trabalho diplomacia com os nativos Colombo ver cada dia mais ficar mais difícil.
 A construção da Vila Novo Mundo após uma grande tempestade que ocorreu na Vila Dom Francisco de Bobadilha, se torna novo Governador na Vila mandando de volta Colombo para a Espanha, em 1501 ele ficou preso por sua falta de sucesso como administrador colonial, Colombo perde o poder da autoridade política que ficou apenas com o título de almirante.
Em 1502, Colombo segue viagem para o novo mundo com seu filho Fernando, seu filho em sua última viagem ao novo mundo, apontaram no atual Panamá, e ainda revelou a existência de um novo mar, oceano Pacifico, assim termina o filme com vinda de Colombo para o paraíso.
As viagens de Cristóvão Colombo abriram caminho para um período de contato, expansão, exploração, conquista e colonização do continente americano pelos Europeus pelos próximos séculos. Essas viagens e expedições trouxeram várias mudanças e desenvolvimentos na história moderna do Mundo Ocidental. Entre várias outras coisas, impulsionou, por exemplo, o comércio atlântico de escravos.
 Colombo também é acusado por diversos historiadores de iniciar e incitar o genocídio e repressão cultural dos povos nativos na América. O próprio Colombo viu suas conquistas sob a luz de expandir a religião cristã.  Ele foi acusado, até por contemporâneos, de comportamento tirânico, corrupção e vários crimes contra os nativos indígenas, como estupros e tortura. Essas reavaliações de seus feitos fizeram com que a visão dos acadêmicos e historiadores sobre Colombo ficasse um tanto quanto negativa com o passar do tempo.
REFERÊNCIAS
BURCKHARDT, Jacob. A cultura do Renascimento na Itália: um ensaio. São Paulo: Companhia das Letras, 1991.
CÉSPEDES DEL CASTILLO, Guillermo. La exploración del Atlántico. Madrid: MAPFRE, 1991.
LAS CASAS. Brtolomé de. O paraíso destruído: A sangrenta História da conquista da América Espanhola. Tradução de Heraldo Barbuy. 2 ed. Porto Alegre: L&PM, 2008.
SILVA Theodoro, Janice. Descobrimentos e colonização. São Paulo: Ática, 1987
TODOROV, Tzvetan. A conquista da América: a questão do outro. São Paulo: Martins Fontes, 1999.
*Recorte do artigo: “A primeira viagem de Cristóvão Colombo a perspectiva de chegar a Ásia e o descobrimento da América: medos e o imaginário da época”, produzido pelos alunos Lailson Araújo da Silva e Matheus W. Silva dos Santos do 3º período do curso de História – UEMA-CESC.

Nenhum comentário:

Postar um comentário