domingo, 6 de janeiro de 2019

QUEM FORAM OS ASTECAS? (Resumo didático: Parte 02)*
ARTE E ARQUITETURA: PIRÂMIDES DA CIVILIZAÇÃO ASTECA
Sua arquitetura era, talvez, sua arte mais brilhante, com pirâmides encimadas por templos como sendo a principal característica, ou seja, as pirâmides propriamente ditas não representavam em si nada, constituíam apenas uma forma de elevarem-se os templos mais importantes até uma área alta, onde ficassem mais perto do céu. De todas as pirâmides, a mais gloriosa era, com certeza, a de Tenochtitlán, que estava encimada pelos templos do deus Tlaloc e do deus Uitzilopochtli. Até hoje a civilização asteca, que povoou a região do México por volta do século XIII e XIV, soa enigmática para estudiosos e historiadores. Muitos deles argumentam que essa civilização tinha uma forte doutrina religiosa, impondo sacrifícios e grandes oferendas para seus deuses.
A técnica de construção asteca era diferente da de Teotihuacán, uma vez que naquela cidade, os templos eram construídos de uma só vez, enquanto que em Tenochtitlán, os astecas iam ampliando os templos à medida que sua tecnologia permitia, como por exemplo, a grande pirâmide de Tenochtitlán, a qual sofreu cinco ampliações – cada ampliação ocorria de acordo com uma crença religiosa de que o mundo acabaria a cada 52 anos.
Os palácios astecas, segundo os relatos de Cortez a Carlos V, eram semelhantes aos palácios de outras culturas Mesoamericanas, ou seja, eram grandes estruturas de pedra, divididas em vários cômodos muito grandes dentre os quais se contavam além de quartos e salas, zoológicos (com animais raros) e inúmeros jardins, com fontes e até lagos.
ESCULTURA ASTECA
Como a arquitetura, a escultura asteca é maciça e imponente. Muitas obras mostram a influência artística dos Toltecas, Mixtecas e dos povos da costa do golfo, porém a estatuária religiosa possui traços típicos que expressam o caráter primitivo e violento dos astecas. Algumas vezes os artistas revelam uma concepção mais naturalista, criando figuras serenas, desprovidas de elementos grotescos. É o que se verifica em certas estátuas de Quetzalcoatl, divindade protetora das artes e das ciências, e nas de Xochipili, o senhor das flores, divindade da alegria, da música e da dança.
O povo Asteca foi bom em esculturas, pois as faziam de variados tamanhos, geralmente com temas religiosos ou da natureza. Captavam a essência do que queriam representar e logo realizavam as suas obras com todo o detalhe. Nas esculturas maiores geralmente representam deuses e reis. Os Astecas utilizaram a pedra e a madeira e às vezes decoravam as esculturas com pintura de cores ou incrustações de pedras preciosas. Em relação aos minerais, devido aos seus conhecimentos de física, os Astecas aplicaram várias técnicas como fundir o ouro com a prata, entre outras coisas.
PINTURA ASTECA
As pinturas astecas eram feitas em paredes de templos, tecidos ou potes de cerâmica. Com cores fortes, os artistas representavam cenas do cotidiano, batalhas, rituais e imagens de personagens importantes do império. As pinturas eram chapadas, sem profundidade e, muitas vezes, não seguiam a proporcionalidade. Elas são ricas fontes de informações sobre a história desta civilização. No período de auge do Império Asteca (do século XV até a conquista espanhola de 1512) houve um grande desenvolvimento artístico e arquitetônico na região do Vale do México. As pinturas astecas eram feitas em paredes de templos, tecidos ou potes de cerâmica.
As ruínas astecas indicam muito mais grandeza do que qualidade. Sua arte era menos requintada que a dos maias. Milhares de artesãos trabalhavam sempre para construir e manter os templos e palácios. Pequenos templos no topo de altas pirâmides de terra e pedra, com escadarias levando ao topo. Imagens de pedra dos deuses, muitas vezes de forma diferentes, e relevos com desenhos de símbolos que eram colocados nos templos e nas praças.

CONQUISTA ASTECA
O processo de conquista do império asteca durou até 1521. Cortez aportou nos domínios dos astecas, então governados por Montezuma, em 1519, com 508 soldados, alguns cavalos, canhões e armas. Entretanto, antes que houvesse o conflito direto entre europeus e nativos, Cortez traçou estratégia ardilosa para conseguir o domínio. Um dos presentes que os espanhóis receberam dos astecas logo quando chegaram foi uma jovem chamada Malinche, que possuía um pleno domínio dos idiomas locais. Essa moça foi de fundamental importância para os espanhóis conhecerem melhor as riquezas descobertas pelos astecas, sobretudo os metais preciosos. Além disso, coincidia com isso o fato de os astecas pensaram que os espanhóis eram enviados dos deuses, representantes de Quetzalcoatl.
Talvez essa crença asteca no envio dos herdeiros de Quetzalcoatl tenha feito com que seu líder, Montezuma, recusasse resistir à ofensiva espanhola. O contato dos nativos com doenças trazidas pelos europeus foi mortal. A varíola, principalmente, dizimou vilas e tribos inteiras de maneira epidêmica e fulminante; A capital dos astecas, Tenochtitlán, foi sitiada em 1521, encerrando assim o poder dos astecas sobre a região.
Em 1539, 20 anos após o início do domínio espanhol a cidade do México – Tenochtitlán tornou-se um conjunto de ruínas e obras espanholas: um mosaico de capelas e conventos, bairros indígenas e palácios, estes transformados em residências dos conquistadores. Hoje em dia só restam ruínas do povo asteca, que já foi uma das maiores civilizações e existir na América antes da chagada dos europeus.
REFERÊNCIAS
BRASIL ESCOLA. Astecas - Economia, sociedade e política. Disponível em: <https://brasilescola.uol.com.br/historia-da-america/astecas2.htm>. Acesso em 05 de dez. 2018.
HISTÓRIA DO MUNDO. Governo Asteca - História do Governo Asteca. Disponível em: <https://www.historiadomundo.com.br/asteca/governo-asteca.htm>. Acesso em 06 de dez. 2018.
HISTÓRIA ZINE. As Astecas. Disponível em: <https://historiazine.com/os-astecas-afcdbaf55e28>. Acesso em 10 de dez. 2018.
RESUMO ESCOLAR. Resumo dos Astecas. Disponível em: <https://www.resumoescolar.com.br/historia/resumo-dos-astecas/>. Acesso em 06 de dez. 2018.
SOUSTELL, Jacques. O dia de um mexicano. In.:____. Os astecas na véspera da conquista espanhola. Eduardo Brandão (tradução). São Paulo: Companhia das Letras, 1990.
SUA PESQUISA. Arte Asteca. Disponível em: <https://www.suapesquisa.com/astecas/arte_asteca.htm>. Acesso em 04 de dez. 2018.
SUA PESQUISA. Cultura dos Astecas. Disponível em:<https://www.suapesquisa.com/astecas/cultura_astecas.htm>. Acesso em 07 de dez.
TODA MATÉRIA. Astecas. Disponível em:<https://www.todamateria.com.br/astecas/>. Acesso em 08 de dez. 2018.
TODO ESTUDO. Astecas. Disponível em: <https://www.todoestudo.com.br/historia/astecas>. Acesso em 09 de dez. 2018.
*Compilação: Acadêmicos do 3º período de História: Lailson Araújo da Silva; Marcos Ruan de Almada Silva; Matheus Wilson Silva dos Santos; e, Taylon Jefferson da Silva Machado – UEMA-CESC.

Nenhum comentário:

Postar um comentário