QUEM
FORAM OS ASTECAS? (Resumo didático: Parte 02)*
ARTE
E ARQUITETURA: PIRÂMIDES DA CIVILIZAÇÃO ASTECA
Sua arquitetura era, talvez, sua arte mais
brilhante, com pirâmides encimadas por templos como sendo a principal
característica, ou seja, as pirâmides propriamente ditas não representavam em
si nada, constituíam apenas uma forma de elevarem-se os templos mais
importantes até uma área alta, onde ficassem mais perto do céu. De todas as
pirâmides, a mais gloriosa era, com certeza, a de Tenochtitlán, que estava
encimada pelos templos do deus Tlaloc e do deus Uitzilopochtli. Até hoje a
civilização asteca, que povoou a região do México por volta do século XIII e
XIV, soa enigmática para estudiosos e historiadores. Muitos deles argumentam
que essa civilização tinha uma forte doutrina religiosa, impondo sacrifícios e
grandes oferendas para seus deuses.
A técnica de construção asteca era diferente
da de Teotihuacán, uma vez que naquela cidade, os templos eram construídos de
uma só vez, enquanto que em Tenochtitlán, os astecas iam ampliando os templos à
medida que sua tecnologia permitia, como por exemplo, a grande pirâmide de
Tenochtitlán, a qual sofreu cinco ampliações – cada ampliação ocorria de acordo
com uma crença religiosa de que o mundo acabaria a cada 52 anos.
Os palácios astecas, segundo os relatos de
Cortez a Carlos V, eram semelhantes aos palácios de outras culturas
Mesoamericanas, ou seja, eram grandes estruturas de pedra, divididas em vários
cômodos muito grandes dentre os quais se contavam além de quartos e salas,
zoológicos (com animais raros) e inúmeros jardins, com fontes e até lagos.
ESCULTURA
ASTECA
Como a arquitetura, a escultura asteca é
maciça e imponente. Muitas obras mostram a influência artística dos Toltecas,
Mixtecas e dos povos da costa do golfo, porém a estatuária religiosa possui
traços típicos que expressam o caráter primitivo e violento dos astecas.
Algumas vezes os artistas revelam uma concepção mais naturalista, criando
figuras serenas, desprovidas de elementos grotescos. É o que se verifica em
certas estátuas de Quetzalcoatl, divindade protetora das artes e das ciências,
e nas de Xochipili, o senhor das flores, divindade da alegria, da música e da dança.
O povo Asteca foi bom em esculturas, pois as
faziam de variados tamanhos, geralmente com temas religiosos ou da natureza.
Captavam a essência do que queriam representar e logo realizavam as suas obras
com todo o detalhe. Nas esculturas maiores geralmente representam deuses e reis.
Os Astecas utilizaram a pedra e a madeira e às vezes decoravam as esculturas
com pintura de cores ou incrustações de pedras preciosas. Em relação aos
minerais, devido aos seus conhecimentos de física, os Astecas aplicaram várias
técnicas como fundir o ouro com a prata, entre outras coisas.
PINTURA
ASTECA
As pinturas astecas eram feitas em paredes de
templos, tecidos ou potes de cerâmica. Com cores fortes, os artistas
representavam cenas do cotidiano, batalhas, rituais e imagens de personagens
importantes do império. As pinturas eram chapadas, sem profundidade e, muitas
vezes, não seguiam a proporcionalidade. Elas são ricas fontes de informações
sobre a história desta civilização. No período de auge do Império Asteca (do
século XV até a conquista espanhola de 1512) houve um grande desenvolvimento
artístico e arquitetônico na região do Vale do México. As pinturas astecas eram
feitas em paredes de templos, tecidos ou potes de cerâmica.
As ruínas astecas indicam muito mais grandeza
do que qualidade. Sua arte era menos requintada que a dos maias. Milhares de
artesãos trabalhavam sempre para construir e manter os templos e palácios.
Pequenos templos no topo de altas pirâmides de terra e pedra, com escadarias
levando ao topo. Imagens de pedra dos deuses, muitas vezes de forma diferentes,
e relevos com desenhos de símbolos que eram colocados nos templos e nas praças.
CONQUISTA
ASTECA
O processo de conquista do império asteca
durou até 1521. Cortez aportou nos domínios dos astecas, então governados
por Montezuma, em 1519, com 508 soldados, alguns cavalos, canhões e armas.
Entretanto, antes que houvesse o conflito direto entre europeus e nativos,
Cortez traçou estratégia ardilosa para conseguir o domínio. Um dos presentes
que os espanhóis receberam dos astecas logo quando chegaram foi uma jovem chamada
Malinche, que possuía um pleno domínio dos idiomas locais. Essa moça foi de
fundamental importância para os espanhóis conhecerem melhor as riquezas
descobertas pelos astecas, sobretudo os metais preciosos. Além disso, coincidia
com isso o fato de os astecas pensaram que os espanhóis eram enviados dos
deuses, representantes de Quetzalcoatl.
Talvez essa crença asteca no envio dos
herdeiros de Quetzalcoatl tenha feito com que seu líder, Montezuma,
recusasse resistir à ofensiva espanhola. O contato dos nativos com doenças
trazidas pelos europeus foi mortal. A varíola, principalmente, dizimou vilas e
tribos inteiras de maneira epidêmica e fulminante; A capital dos astecas,
Tenochtitlán, foi sitiada em 1521, encerrando assim o poder dos astecas sobre a
região.
Em 1539, 20 anos após o início do domínio
espanhol a cidade do México – Tenochtitlán tornou-se um conjunto de ruínas e
obras espanholas: um mosaico de capelas e conventos, bairros indígenas e
palácios, estes transformados em residências dos conquistadores. Hoje em dia só
restam ruínas do povo asteca, que já foi uma das maiores civilizações e existir
na América antes da chagada dos europeus.
REFERÊNCIAS
BRASIL
ESCOLA. Astecas - Economia, sociedade e
política. Disponível em: <https://brasilescola.uol.com.br/historia-da-america/astecas2.htm>.
Acesso em 05 de dez. 2018.
HISTÓRIA
DO MUNDO. Governo Asteca - História do
Governo Asteca. Disponível em: <https://www.historiadomundo.com.br/asteca/governo-asteca.htm>. Acesso em
06 de dez. 2018.
HISTÓRIA
ZINE. As Astecas. Disponível em: <https://historiazine.com/os-astecas-afcdbaf55e28>. Acesso em
10 de dez. 2018.
RESUMO
ESCOLAR. Resumo dos Astecas. Disponível em: <https://www.resumoescolar.com.br/historia/resumo-dos-astecas/>. Acesso em
06 de dez. 2018.
SOUSTELL,
Jacques. O dia de um mexicano.
In.:____. Os astecas na véspera da conquista espanhola. Eduardo Brandão (tradução). São Paulo: Companhia das Letras,
1990.
SUA
PESQUISA. Arte Asteca. Disponível em: <https://www.suapesquisa.com/astecas/arte_asteca.htm>.
Acesso em 04 de dez. 2018.
SUA PESQUISA. Cultura dos Astecas. Disponível em:<https://www.suapesquisa.com/astecas/cultura_astecas.htm>.
Acesso em 07 de dez.
TODA
MATÉRIA. Astecas. Disponível em:<https://www.todamateria.com.br/astecas/>. Acesso em
08 de dez. 2018.
TODO ESTUDO. Astecas. Disponível
em: <https://www.todoestudo.com.br/historia/astecas>. Acesso em 09 de
dez. 2018.
*Compilação:
Acadêmicos do 3º período de História: Lailson
Araújo da Silva; Marcos Ruan de Almada Silva; Matheus Wilson Silva dos Santos;
e, Taylon Jefferson da Silva Machado – UEMA-CESC.
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