sexta-feira, 6 de março de 2020


Pequeno Glossário PA: Processo de Aprendizagem*
Aprendizado Planejado - Processo pelo qual o aluno é estimulado, por meio do material didático, ao desenvolvimento contínuo dos seus estudos. Processo que utiliza orientações para auxiliar o aluno na utilização das informações abordadas pelo material didático. Processo de organização que utiliza indicações dos procedimentos do uso de material didático a serem usados pelo aluno.
Aprendizagem Colaborativa - Processo no qual os membros de um grupo ajudam-se uns aos outros para atingir um objetivo comum. Processo em que permite a estudantes troca de experiências e informações e trabalham em uma tarefa onde todos os membros aprendem através do compartilhamento de saberes.
Comunicação Bidirecional - Processo (presencial e a distância) em que o aluno assume uma postura ativa, de participação. Processo no qual se estabelece diálogos entre alunos e professor.
Construtivismo - Corrente teórica em educação, empenhada (“defensor”) em explicar como a inteligência humana se desenvolve, partindo do princípio de que o desenvolvimento da inteligência é determinado pelas ações mútuas entre o indivíduo e o meio.
Empirismo – Corrente teórica em educação, empenhada (“defensor”) em explicar como o processo de aprendizagem desenvolvido por meio experiência, partindo do princípio de que o conhecimento se desenvolve a partir das relações do indivíduo entre si e o meio.
Estilos de Aprendizagem - Classificações de como os estudantes aprendem. Podendo ser (estilo): sensorial ou intuitivo, visual ou verbal, indutivo ou dedutivo, ativo ou reflexivo e sequencial ou global.
Projeto Pedagógico (PP) - Instrumento de referência para o desenvolvimento (de forma participativa e contextualizada) de um programa de ensino que será a base das práticas dos profissionais de uma instituição de ensino.
Taquigrafia (estenografia) - Arte de escrever tão depressa quanto se fala, por meio de sinais e abreviaturas.
*Créditos:  IFMA/CERTEC. Textos compilados do Fascículo: Ambientação para Educação a distância: Tópicos em Educação a Distância.
Referência
GOMES. Silvane Guimarães Silva. Ambientação para Educação a distância: Tópicos em Educação a Distância. Instituto Federal Maranhão (IFMA). CERTEC/E-TEC BRASIL, 2010.

Nenhum comentário:

Postar um comentário