sexta-feira, 6 de março de 2020


Um Olhar Sobre o Processo de Avaliação em AED: Tipos e Forma*
Tipos de avaliação
Avaliação Diagnóstica - Esse tipo de avaliação permite ao professor verificar os conhecimentos prévios dos alunos sobre o assunto da aula, bem como identificar possíveis dificuldades de aprendizagem.
Avaliação Formativa - Esse tipo de avaliação pode acontecer periodicamente durante o curso. Serve para analisar o processo de aprendizagem de cada aluno, identificando possíveis dificuldades, e, a partir daí, orientar o aluno sobre o que ele aprendeu e o que ainda precisa aprender sobre determinado conteúdo.
Avaliação Somativa - Permite verificar o nível de aprendizado que o aluno alcançou, por meio da atribuição de notas. A atribuição de notas favorece a comparação de resultados obtidos entre os alunos, permitindo fazer uma classificação dos alunos por notas, ao final do curso.
Formas de avaliar em EAD
Auto-Avaliação - O aluno realiza a auto-avaliação com o objetivo de avaliar até que ponto ele avançou a sua aprendizagem em determinado assunto de uma aula, bem como outros fatores que podem interferir no seu “rendimento”, tanto positiva quanto negativamente.
Testes Objetivos - No ambiente de aprendizagem é possível que o sistema processe as respostas automaticamente. Nesse caso, o trabalho do professor é apenas cadastrar as respostas corretas para a atividade, no ambiente do curso.
Estudo Dirigido - Pode ser utilizado para avaliar se os alunos são capazes de expor seus conhecimentos após estudar um determinado assunto.
Provas Presenciais ou Supervisionadas - As avaliações presenciais em sistema de EAD são obrigatórias, de acordo com a legislação vigente. Podem ser utilizadas para verificar o nível de preparo do aluno presencialmente para responder sobre determinado conteúdo exposto ao longo do curso.
Outras Formas de Avaliações - Provas práticas em oficinas; demonstrações em laboratórios; e, estudos de casos.
*Créditos:  IFMA/CERTEC. Textos compilados do Fascículo: Ambientação para Educação a distância: Tópicos em Educação a Distância.
Referência
GOMES. Silvane Guimarães Silva. Ambientação para Educação a distância: Tópicos em Educação a Distância. Instituto Federal Maranhão (IFMA). CERTEC/E-TEC BRASIL, 2010.

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