sexta-feira, 6 de março de 2020


Pequeno Glossário EAD: Educação a Distância*
Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) - Sistemas de computadores disponíveis na internet (permitem articular palavras, sons, imagens e vídeos) que dão suporte a atividades de ensino e aprendizagem mediadas pelas TICs.
Atendimento Assíncrono - Processo que permite o debate de temas, com a inclusão de opiniões em qualquer tempo, não sendo necessário que os alunos estejam conectados simultaneamente. Exemplo: correspondência, e-mail, aulas gravadas etc.
Atendimento Síncrono - Processo que permite a comunicação entre duas ou mais pessoas em tempo real, sendo necessário que os alunos estejam conectados simultaneamente. Exemplos: no chat, no telefone, na videoconferência.
Hipertexto - Sistema de organização da informação, no qual certas palavras de um documento estão ligadas a outros documentos, exibindo o texto quando a palavra é selecionada. Forma de organizar a informação, na qual algumas palavras de um documento estão ligadas a outros documentos, exibindo o texto quando a palavra em destaque é selecionada. Exemplo: páginas na internet.
Prensas Móveis - Criada por Gutenberg (século XV). Usada para produção de livros. Usada para imprimir jornais (a partir do século XVIII).
Telemática (teleinformática) - Conjunto de serviços informáticos fornecidos através de uma rede de telecomunicações, associadas por meios de informática e de telecomunicação.
TICS - Sigla para Tecnologias de Informação e Comunicação. Exemplos de TICS: televisão, rádio, telefone, celular, computador conectado à internet.
Evolução Tecnológica - Todo e qualquer recurso tecnológico que em determinado momento foi considerado uma inovação. Exemplo: caneta, caderno, livro, TV, rádio, o fax, computador, internet.
*Créditos:  IFMA/CERTEC. Textos compilados do Fascículo: Ambientação para Educação a distância: Tópicos em Educação a Distância.
Referência
GOMES. Silvane Guimarães Silva. Ambientação para Educação a distância: Tópicos em Educação a Distância. Instituto Federal Maranhão (IFMA). CERTEC/E-TEC BRASIL, 2010.

Nenhum comentário:

Postar um comentário