segunda-feira, 6 de abril de 2020

ALGUNS GÊNEROS LITERÁRIOS: RESUMOS DE AULAS
1 CONTOS ACUMULATIVOS
Conceito - Também denominados "lengalenga", são contos nos quais as sequências narrativas se repetem e se encadeiam com acréscimos e recorrências de alguns elementos, sempre na mesma ordem, até o fim. Por isso são conhecidos como "contos de nunca mais acabar".
Características - Em geral possuem animais como personagens, cenários familiares e diálogo rápido que logo será repetido com acréscimo de mais um personagem. Elementos que se repetem e são retomados. No Brasil há diversos autores que recontam histórias de acumulação, principalmente de origem portuguesa.
Estrutura - As histórias com acumulação lançam mão de um recurso muito interessante que favorece a compreensão e a memorização do texto pelas crianças, permitindo uma leitura autônoma. Por exemplo, as histórias com acumulação apresentam um evento desencadeador da narrativa, que a partir daí é contada de maneira repetitiva, ou seja, a mesma ação é realizada por diversos personagens e a repetição de um mesmo acontecimento se dá por acumulação: surge um personagem, que não consegue resolver a questão levantada pela história, aparece outro, que também não consegue, e assim sucessivamente. Esse tipo de estrutura facilita a antecipação do que virá por parte das crianças, tornando mais fáceis a leitura e a retenção da história.
Finalidade - Além de todas as possibilidades didáticas que oferece é excelente exercício para leitura de fruição e da memória.
2 QUADRINHAS
Conceito - A quadrinha é uma criação poética, bastante popular, composta por uma estrofe de quatro versos, em geral, tendo cada verso sete sílabas – também chamada de quadrinha infantil.
Características - Conhecido como uma espécie de trova de cunho popular típica do Brasil, é um gênero textual próprio para ser repetido, ouvido ou falado. É a forma lírica mais comum entre o povo.
Estrutura - Em geral possui um a três estrofes, as rimas costumam aparecer no 2º e 4º versos. São usadas para expressar desejos, admirações, sentimentos amorosos, reclamações, atitudes maliciosas ou de juízo.
Finalidade - São muito usadas em desafios, jogos de adivinhações e provérbios.
3 TEXTOS INFORMATIVOS
Conceito - é uma produção textual com informação sobre um determinado assunto, que tem como objetivo esclarecer uma pessoa ou conjunto de pessoas sobre essa matéria. São utilizados em diversos setores da sociedade, comumente conhecido na televisão, por ser utilizado por jornalistas e apresentadores.
Características - Os textos informativos aparecem normalmente em prosa, podem ser jornalísticos ou técnicos, sendo que os textos informativos técnicos são manuais de instrução ou bulas de remédios, por exemplo.
Estrutura - No âmbito estrutural deve conter introdução, desenvolvimento e conclusão. Podem existir textos informativos em diversos formatos, a linguagem deve ser clara e sem emissão de opinião pessoal. Por exemplo num texto sobre animais provavelmente aparecerão as características e informações sobre os animais como habitat, hábitos, alimentação etc. Um texto informativo sobre a dengue, por exemplo, provavelmente disponibilizará informação sobre os sintomas, tratamento e formas de prevenção. 
Finalidade - Tem objetivo de esclarecer ou ampliar os conhecimentos acerca de um determinado assunto, de modo direto, conciso e claro, tem como função informar e ensinar. Visa transmitir conhecimentos e esclarecer dúvidas sobre um tema específico. São utilizados textos informativos em jornais, revistas, livros didáticos, enciclopédias, sites e artigos científicos, entre outros.
4 CANTIGAS DE RODA
Conceito - Também conhecidas como cirandas são brincadeiras que consistem na formação de uma roda, com a participação de crianças, que cantam músicas de caráter folclórico, seguindo coreografias.
Características - Elas têm em comum, como por exemplo a letra. Possuem          repertório de fácil acesso. Anonimato na autoria.
EstruturaÉ recheada de rimas, repetições e trocadilhos. Apresenta-se em estrofes e versos.
Finalidade Permitem a aproximação entre as crianças, a expansão da criatividade, o despertar da atenção e a valorização da própria cultura.
5 NOTICIA
ConceitoNotícia é qualquer tipo de informação que apresenta um acontecimento novo e recente ou que divulga uma novidade sobre uma situação já existente. A origem da palavra "notícia" provém do Latim, em que “notitia” significa “notoriedade; conhecimento de alguém; noção”.
Características - Caracteriza-se por um texto informativo de interesse público, que narra algum fato recente ocorrido no país ou no mundo, e cujo conteúdo é constituído por um tema político, econômico, social, cultural, etc.
Estrutura - A manchete ou título principal – Costuma ser composto de frases pequenas e atrativas, e revela o assunto principal que será retratado em seguida: O título auxiliar – Sua função é complementar o título principal, acrescentando-lhe apenas algumas informações a mais. O lide (este termo deriva de uma palavra inglesa – lead) – Nesta parte precisamos encontrar todas as informações necessárias para responder às seguintes perguntas: Onde aconteceu o fato? Com quem? O que aconteceu? Quando? Como? Por quê? Qual foi o assunto? Corpo da notícia – Nela, há um detalhamento maior dos fatos, de modo a destacar os detalhes mais importantes, fundamentais à compreensão do interlocutor.
Finalidade - Informar o leitor sobre um acontecimento.
6 POEMA
Conceito - É uma obra literária que pertence ao gênero da poesia, e cuja apresentação pode surgir em forma de versos, estrofes ou prosa, com a finalidade de manifestar sentimento e emoção. Poesia é o subjetivo, o abstrato enquanto que poema é o concreto.
Características - São os versos, a métrica, as estrofes e o ritmo.
Estrutura - A estrutura externa de um poema se refere a seus aspectos formais. Numa análise formal, são analisados quanto ao número de estrofes, número de versos por estrofe, esquema rimático em cada estrofe, métrica dominante e tipo de rima existente escrita em verso.
Finalidade - Manifestar sentimento e emoção.

Nenhum comentário:

Postar um comentário